JOGOS OLÍMPICOS – 1952 – HELSÍNQUIA

30 Julho, 2004 at 5:50 pm 1 comentário

Helsínquia - 1952
Em Helsínquia, em 1952 – de 19 de Julho a 3 de Agosto –, pela primeira vez na história, as duas super-potências, EUA e União Soviética (estreante), enfrentavam-se no campo desportivo, aumentando o número de atletas presentes para 4 955, representando 69 países, disputando 149 provas.

Estes Jogos Olímpicos marcam o regresso da Alemanha (cuja última presença anterior datava já de 1936), com uma equipa da República Federal Alemã (RFA). A República Democrática Alemã (RDA) não participaria ainda nestas Olimpíadas.

A equipa feminina de ginástica da URSS iniciaria aqui um domínio que se estenderia por um longo período de 40 anos, em que venceu sucessivamente todas as Olimpíadas… até o próprio país se desmembrar em diversas repúblicas independentes.

No Triplo-Salto, o Campeão Olímpico seria o brasileiro Ademar Ferreira da Silva, batendo então o recorde mundial.

Mas a grande figura dos Jogos seria o checoslovaco Emil Zatopek, conhecido como “Locomotiva Humana”, que se tornou no único atleta de sempre a conseguir vencer – numa única edição dos Jogos Olímpicos – as corridas de 5 000 metros e 10 000 metros (com um intervalo de apenas 24 horas) e ainda a Maratona.

Portugal apresentaria a maior delegação de sempre até à data, com 73 atletas participantes, tendo obtido nova medalha de bronze (elevando o total geral das medalhas conquistadas para 5 de bronze e 1 de prata), por via de Joaquim Mascarenhas Fiúza e Francisco Rebelo de Andrade, na prova de Vela (classe “Star”).

No quadro final de medalhas, destacaram-se os seguintes países:

1. EUA – 40 / 19 / 17
2. URSS – 22 / 30 / 19
3. Hungria – 16 / 10 / 16
4. Suécia – 12 / 13 / 10
5. Itália – 8 / 9 / 4
6. Checoslováquia – 7 / 3 / 3
7. França – 6 / 6 / 6
8. Finlândia – 6 / 3 / 13
9. Austrália – 6 / 2 /3
10. Noruega – 3 / 2 / 0

40. Portugal – 0 / 0 / 1

[1628]

Entry filed under: Jogos Olímpicos.

RELATÓRIO "DESENVOLVIMENTO HUMANO" (X) VAN GOGH (II)

1 Comentário

  • 1. pedro pereira  |  17 Outubro, 2004 às 10:20 am

    Portugal concorreu em Helsinquia em polo aquatico.
    Porquê e em que circunstancias se deu esta participação?
    Quais os resultados ?
    Agradeço desde já as informações possíveis.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: