…17 DIAS – ILHA DE PÁSCOA

27 Julho, 2004 at 8:25 am

A Ilha de Páscoa, com um formato triangular, de apenas 180 km2, com “cabalísticos” 22 km de base e 11 km de largura, constituída por terras áridas, originárias de erupções de quatro vulcões (actualmente inactivos), é como um ponto perdido no meio do Oceano Pacífico, a meio caminho entre a costa da América do Sul e o Tahiti, distando 3 700 km do Chile (país a que pertence) e 4 050 km de Papeete (Tahiti), sendo a parcela de terra mais isolada do resto da humanidade!

Foi descoberta casualmente pelo Almirante holandês Jacob Roggeven, num domingo de Páscoa de 1722; foi entretanto rebaptizada pelos espanhóis com o nome de Ilha de São Carlos, sendo designada pelos locais por Rapa-Nui.

É a terra dos “Moais”, mais de 1 000 esculturas gigantes, construídas com lava vulcânica petrificada, de 3 a 10 metros de altura, pesando dezenas de toneladas, estimando-se o seu período de construção entre os séculos VIII e XIII.

À luz do conhecimento de hoje, a sua movimentação até aos extremos da Ilha, na sua faixa costeira, é uma “impossibilidade”, tendo em atenção o seu peso e a natureza do terreno – um dos mais inexplicáveis mistérios do Planeta.

As colossais estátuas, com formas humanas, apresentam a mesma expressão, parecendo perscrutar o horizonte – embora estejam geralmente de costas para o mar, olhando para o interior, tendo sido encontradas mais de 200 estátuas inacabadas.

Uma teoria defende que estas estátuas monolíticas teriam sido construídas pelos antigos nativos funcionando como pára-raios, por via dos chapéus na cabeça das estátuas, de material vulcânico poroso, absorvendo os raios. Até então, supunha-se que as estátuas poderiam ter inspiração religiosa.

Na verdade, as interrogações e a controvérsia subsistem; ninguém pode dizer com certeza por que e como foram erigidas estas estátuas gigantes, das mais incríveis descobertas do homem.

Há 1 ano no Memória Virtual – Lance Armstrong

[1609]

Entry filed under: Sociedade.

DARFUR JOGOS OLÍMPICOS – 1912 – ESTOCOLMO


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: