DARFUR

26 Julho, 2004 at 7:25 pm 1 comentário

In our silence we are complicit

A indiferença não pode continuar a prevalecer.

Alerta-nos o Nuno Guerreiro que “cerca de 150 mil pessoas foram já assassinadas ou mortas à fome, vítimas de um conflito que continua a ser invisível para a generalidade da opinião pública”.

Entretanto, o Congresso americano aprovou por unanimidade uma resolução que considera esta crise um genocídio, considerando que 30 mil pessoas foram “brutalmente assassinadas”, enquanto outras 130 mil foram obrigadas a refugiar-se no vizinho Chade, para além de cerca de um milhão que teve de abandonar as suas casas. Esta resolução refere que a violência na região “é particularmente dirigida contra um grupo específico em função de critérios étnicos e parece ser sistemática” – milícias árabes em extermínio da população negra.

Por seu lado, as Nações Unidas, considerando que esta é actualmente a pior crise humanitária do mundo, não a classificaram ainda como genocídio (“acção cometida com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso”), o que, a acontecer, obrigaria a uma intervenção no terreno. Isto, apesar de o Secretário-Geral Kofi Annan ter afirmado, já em Abril, que “os riscos de um genocídio permanecem assustadoramente reais”.

Apesar de não haver consenso em torno da questão do “genocídio”, o que é vital percebermos todos é que – mais importante que discutir uma questão de semântica – é imperioso que haja uma urgente união de esforços para acabar com esta calamidade no Sudão.

P. S. A ler, o artigo de Teresa de Sousa no “Público”.

[1608]

Entry filed under: Internacional.

TEORIA DA RELATIVIDADE (VI) …17 DIAS – ILHA DE PÁSCOA

1 Comentário

  • 1. Jack  |  26 Julho, 2004 às 10:10 pm

    …já tenho lido coisas estranhas (acreditem, sou especialista em as escrever), mas como esta vai ser dificil suplantar… ou não. (se este comentário não parecer fazer sentido é porque ele foi feito para outro blog e resolvi aproveitá-lo por…ser tão estranho)…(tenho um pressentimento que não deveria ter posto isto aqui… pessoal sério, hein?… certo)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: