JOGOS OLÍMPICOS – 1904 – ST. LOUIS

26 Julho, 2004 at 1:05 pm 1 comentário

St. Louis - 1904
Os Jogos Olímpicos de 1904, realizados nos EUA, em St. Louis (apesar de inicialmente previstos para Chicago), decorreram de 1 de Julho a 23 de Novembro, também algo “perdidos” no meio da Feira Mundial, apenas com a participação de 12 países – o mais baixo número de sempre – e 645 atletas (apenas 6 mulheres). Das 91 provas do programa, apenas cerca de 40 incluíam atletas para além dos norte-americanos.

Estes Jogos foram também marcados por indignos “Dias antropológicos”, com a “exibição” de homens de raça negra, índia, pigmeia, turca e mexicana, assim como por pouco enaltecedores concursos de cuspir tabaco.

Na verdade, as medalhas de ouro, prata e bronze, apenas nestas Olimpíadas seriam introduzidas. Dada a grande variedade de provas e concursos, o número de medalhas atribuídas foi enorme, premiando essencialmente os participantes americanos, em larguíssima maioria.

A grande figura dos Jogos seria o ginasta americano George Eyser, vencedor de 6 medalhas. O também americano Archie Hahn seria Campeão dos 60m, 100m e 200m, enquanto que Harry Hillman vencia os 400m e os 400m barreiras, proeza nunca mais repetida. Ray Ewry repetiria os triunfos de 1900 (saltos em altura, comprimento e triplo).

O quadro de medalhas foi assim distribuído:

1. EUA – 77 / 81 / 78
2. Alemanha – 4 / 4 / 5
3. Cuba – 4 / 2 / 3
4. Canadá – 4 / 1 / 1
5. Hungria – 2 / 1 / 1
6. Grã-Bretanha – 1 / 1 / 0
7. Suíça – 1 / 0 / 1
8. Grécia – 1 / 0 / 1
9. Áustria – 0 / 0 / 1

[1604]

Entry filed under: Jogos Olímpicos.

…18 DIAS – IGUAÇU (CATARATAS) RELATÓRIO “DESENVOLVIMENTO HUMANO” (VI)

1 Comentário

  • 1. Pecola  |  26 Julho, 2004 às 3:00 pm

    Obrigado por divulgares estes conhecimentos a que talvez doutra forma não teria acesso.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @AFN1982: Bom post do @atadeia, merece a leitura. 4 hours ago
  • RT @fnvnetcabopt1: Perguntei a um amigo quando é o comício do Pontal. Ele disse-me que já foi. Eu quis saber do impacto nas massas, do revi… 4 hours ago
  • RT @OFuraRedes: Darwin não pode reagir assim, mas que foi provocado de forma clara e anti-desportiva por Andersen, durante todo o desafio,… 5 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: