…18 DIAS – IGUAÇU (CATARATAS)

26 Julho, 2004 at 8:43 am

As Cataratas do Iguaçu – situadas num ponto de tripla fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai (próximo das cidades de Paraná, Puerto Iguazú e Ciudad del Este) – formaram-se há cerca de 150 milhões de anos, sendo constituídas por um complexo de 275 quedas que se estendem por cerca de 5 km, que, em época de cheias, formam uma frente única.

Compreendem 19 grandes saltos (apenas 3 do lado brasileiro, Floriano, Deodoro e Benjamim Constant – embora os 16 do lado argentino, voltados para o Brasil, sejam preferencialmente visíveis da fronteira brasileira), precipitando-se a parte principal das Cataratas na profunda fenda provocada pela erosão ao longo de milhões de anos, na chamada “Garganta do Diabo”.

Na etimologia tupi-guarani, Iguaçu significa “água grande”.

O Rio Iguaçu nasce próximo da Serra do Mar, percorrendo 1320 km até à foz, desaguando no Rio Paraná; antes das Cataratas, mede 1 200 metros de largura, estreitando até cerca de 65 metros na fenda tectónica.

A largura das Cataratas no lado brasileiro é de 800 metros, sendo de 1 900 metros no lado argentino, ou seja um total de 2 700 metros de frente semi-circular, com um desnível entre 40 e 82 metros.

As Cataratas foram vistas pela primeira vez por europeus em 1542, quando a expedição de Dom Alvar Nunez Cabeza de Vaca descia o Rio Iguaçu em canoa, na tentativa de alcançar o Rio Paraná, tendo então sido baptizadas com o nome de “Salto de Santa Maria”, embora o termo guarani Iguaçu acabasse por prevalecer.

Cerca de 700 000 pessoas visitam anualmente o local, Património Mundial da Humanidade, enquadrado no Parque Nacional do Iguaçu.

Há 1 ano no Memória Virtual – Pablo Casals

[1603]

Entry filed under: Sociedade.

“TOUR DE FRANCE” JOGOS OLÍMPICOS – 1904 – ST. LOUIS


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: