…18 DIAS – IGUAÇU (CATARATAS)

As Cataratas do Iguaçu – situadas num ponto de tripla fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai (próximo das cidades de Paraná, Puerto Iguazú e Ciudad del Este) – formaram-se há cerca de 150 milhões de anos, sendo constituídas por um complexo de 275 quedas que se estendem por cerca de 5 km, que, em época de cheias, formam uma frente única.
Compreendem 19 grandes saltos (apenas 3 do lado brasileiro, Floriano, Deodoro e Benjamim Constant – embora os 16 do lado argentino, voltados para o Brasil, sejam preferencialmente visíveis da fronteira brasileira), precipitando-se a parte principal das Cataratas na profunda fenda provocada pela erosão ao longo de milhões de anos, na chamada “Garganta do Diabo”.
Na etimologia tupi-guarani, Iguaçu significa “água grande”.
O Rio Iguaçu nasce próximo da Serra do Mar, percorrendo 1320 km até à foz, desaguando no Rio Paraná; antes das Cataratas, mede 1 200 metros de largura, estreitando até cerca de 65 metros na fenda tectónica.

A largura das Cataratas no lado brasileiro é de 800 metros, sendo de 1 900 metros no lado argentino, ou seja um total de 2 700 metros de frente semi-circular, com um desnível entre 40 e 82 metros.
As Cataratas foram vistas pela primeira vez por europeus em 1542, quando a expedição de Dom Alvar Nunez Cabeza de Vaca descia o Rio Iguaçu em canoa, na tentativa de alcançar o Rio Paraná, tendo então sido baptizadas com o nome de “Salto de Santa Maria”, embora o termo guarani Iguaçu acabasse por prevalecer.
Cerca de 700 000 pessoas visitam anualmente o local, Património Mundial da Humanidade, enquadrado no Parque Nacional do Iguaçu.
Há 1 ano no Memória Virtual – Pablo Casals
[1603]
Entry filed under: Sociedade.



