…27 DIAS – CHINA – GRANDE MURALHA / EXÉRCITO TERRACOTA
Originalmente criada no século VII A.C como fronteira territorial, a Grande Muralha da China foi completada durante a unificação da China pelo primeiro Imperador Oin Shi Huangdi (conquistador de 6 reinos rivais), cerca de 220 A.C., quando as fortalezas de cada cidade foram unificadas numa barreira. Visava deter as invasões mongóis.
Contudo, seria a dinastia Ming, já no séc. XIV que a reconstruiria, dando aos muros as características de que dispõem hoje, recorrendo pela primeira vez ao uso de tijolos, rasgando a China de Leste a Oeste, na sua parte Norte, tornando-a a maior estrutura militar do mundo
Cobre uma impressionante extensão de 6 000 km (embora cerca de 2/3 se encontrem em estado de degradação), sendo visível a partir do espaço; tem uma largura que varia entre 4,5 e 9 metros, sendo a altura média dos paredões de 7,5 metros. O local mais popular situa-se a norte de Pequim.
Está classificada, desde 1987, como Património Cultural da Humanidade.
O exército de terracota de Xi’an, que acompanharia o Imperador Oin Shi Huangdi após a vida, é também uma atracção obrigatória.
Os famosos cerca de 8 000 guerreiros de terracota (comandantes, arqueiros, cocheiros e respectivos cavalos em tamanho natural, soldados de infantaria e carros de combate) encontrados no mausoléu do rei da dinastia Qing – num complexo funerário com mais de 2 hectares, que demorou 37 anos a ser construído –, resultaram de uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século XX.
Sobreviveram ao tempo durante cerca de 2 200 anos, constituindo o maior tesouro histórico da China, também classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Há 1 ano no Memória Virtual – O debate sobre a blogosfera continua
[1567]
Entry filed under: Sociedade.