EURO 2004 – A a Z (F)

Fernando Couto . O grande capitão. Entrou na prova como titular, mas não resistiria à .revolução. de Scolari, na sequência da derrota com a Grécia. A partir daí, Ricardo Carvalho mostrou ser .dono. incontestável da defesa portuguesa. e Couto só voltaria a ter (curto) espaço, a reforçar a defesa nos últimos minutos dos jogos com a Espanha e Holanda.
Figo . Sobre ele pesava a responsabilidade de conduzir a equipa portuguesa. Acusou também o peso da época esgotante que teve no Real Madrid, não conseguindo manter o ritmo nos 90 minutos. Reagiu mal às substituições, comportou-se como um .menino mimado. na conferência de imprensa antes do jogo com a Espanha; jogou, .não de raiva, mas com prazer. com a Holanda, merecendo o troféu que o distinguiu como melhor jogador. De qualquer forma, decisivo na solidez da equipa portuguesa, formando um meio-campo de luxo com Costinha, Deco, Maniche e Cristiano Ronaldo.
França . Uma equipa nos .limites.. A sua solidez competitiva, a qualidade técnica dos seus executantes, davam sempre a ideia de que, a qualquer momento, poderia decidir a seu favor todos os jogos. Acabaria por não ser assim, acabando a prova num “cinzento” 5º lugar; no jogo com a Grécia, revelar-se-ia particularmente apática e, após sofrer o golo, quase que .se entregou.. Alguns dos seus jogadores (com Desailly como melhor exemplo) terão chegado ao fim da carreira na selecção. A França deverá proceder a uma importante renovação.
[1520]
Entry filed under: Euro-2004.



