1 ANO DE "MEMÓRIA VIRTUAL" – RETROSPECTIVA (XV)
2 Julho, 2004 at 6:01 pm 1 comentário
“A MAGIA DO FUTEBOL OU O SONHO DE MOURINHO”
A “magia do futebol” é o que faz deste desporto “o maior espectáculo do mundo”.
A “magia do futebol” é o que permite que o Monaco, necessitando de marcar 3 golos ao Real Madrid, e dispondo de pouco mais de 45 minutos para o fazer, o tenha conseguido alcançar.
A “magia do futebol” é o que permite que o Coruña, necessitando de marcar 3 golos a um “avisado” Milan, o tenha conseguido em menos de 45 minutos (acabando por chegar ainda ao 4-0!).
E o “sonho de Mourinho” começa a estar mesmo “aqui à mão”!
Hoje, o FC Porto “não quis” (não merecia) ganhar o jogo; mas voltou a mostrar a sua personalidade de campeão – à imagem do seu técnico (hoje por hoje um dos melhores do mundo, com lugar em qualquer das melhores equipas mundiais) -, controlando o jogo e, mais uma vez, com alguma estrelinha, dando as “estocadas” decisivas no momento certo e isto perante um Lyon que mostrou ser uma equipa muito forte (com 5 jogadores da selecção de França e 3 da selecção do Brasil), talvez excessivamente voluntariosa na sua ânsia de ganhar e de marcar golos.
O “arrogante” Mourinho não se deixou desconcentrar pelas incidências do jogo; tinha traçado um plano e cumpriu-o até ao fim, sem perder nunca o controlo nem entrar em exuberâncias técnico-tácticas; em primeiro lugar, estava a vitória na eliminatória, independentemente da vitória no jogo. Acho que não podemos censurá-lo por não ter querido “humilhar” o Lyon…
Afastados que foram os “colossos” Real Madrid, AC Milan e Arsenal, o FC Porto será, neste momento, o principal candidato ao título de Campeão Europeu.
A nível nacional é, “de longe”, a equipa com melhor palmarés (mais de 20 campeonatos nacionais, contra apenas 1 do Coruña e do Chelsea). A nível europeu, é também a equipa mais vitoriosa: 1 Taça dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça Intercontinental. O Chelsea tem “apenas” duas vitórias na Taça das Taças. O Monaco apenas foi uma vez à final da Taça das Taças (que perdeu, em Lisboa, com o Werder Bremen). O Coruña nunca atingiu uma final europeia.
Mas, se o passado das equipas “não ganha jogos”, o FC Porto tem mostrado, na presente época (tal como na anterior) ser uma equipa que joga contra qualquer equipa do mundo com uma grande dose de confiança que Mourinho lhe transmitiu, sem receio de ninguém.
Perante o Coruña, o FC Porto vai ter que jogar bastante mais do que jogou nesta eliminatória com o Lyon, mas, “agora mesmo”, todos os sonhos são possíveis.
Desejo que o FC Porto continue a erguer “bem alto” o nome de Portugal, que “cumpra o seu destino” e “realize o sonho secreto de Mourinho” de ser Campeão Europeu. Parabéns a todos os portistas!
P. S. Dá que pensar, a um benfiquista, ver o que Maniche tem feito nos últimos 2 anos, culminando hoje com 2 golos fabulosos, de grande grau de dificuldade que, com uma técnica exemplar, soube transformar na “coisa mais fácil do mundo”.
Texto editado originalmente em 07.04.04.
Entry filed under: Pessoal.
1.
homem_neves | 3 Julho, 2004 às 1:13 pm
Infelizmente, creio q será preciso repetir crónicas destas (e a da próxima segunda, espero) nos próximos anos, não haverá muito a celebrar. Ainda nem passaram dois meses e já estou cheio de saudades…