JOGOS OLÍMPICOS – 1936 – BERLIM

29 Julho, 2004 at 6:12 pm 1 comentário

Berlim - 1936
As Olimpíadas de 1936, realizadas em Berlim, capital da Alemanha, entre 1 e 16 de Agosto de 1936, foram organizadas com um cuidado então inigualável em toda a história do desporto, visando demonstrar a superioridade da raça ariana, transformando a competição num evento político.

Participaram na competição 3 963 atletas de 49 países, disputando 129 provas.

Foi a partir de 1936 que se iniciou a que viria a ser a tradicional rota da chama olímpica, viajando desde Olímpia (na Grécia) até ao local dos Jogos. Os Jogos de Berlim foram também os primeiros a ser transmitidos por uma “espécie” de televisão (por via de écrans gigantes espalhados pela cidade)!

Foi também o ano de introdução de modalidades como o Andebol e o Basquetebol.

Curiosamente, seria um atleta negro, o norte-americano Jesse Owens, a destacar-se, ao conquistar 4 medalhas de ouro em provas de velocidade (100m, 200m, estafeta 4 x 100m) e salto em comprimento, obrigando Hitler a retirar-se do Estádio no momento da Cerimónia de entrega das medalhas.

A norte-americana Marjorie Gestring, de apenas 13 anos, seria Campeã Olímpica de saltos para a água, tornando-se na mais jovem Campeã da história das Olimpíadas. A mais nova medalhada de sempre seria a dinamarquesa Inge Sorensen que, aos 12 anos, obteve a medalha de bronze em Natação.

O remador britânico Jack Beresford, vencendo a medalha de ouro na prova de “Double Sculls” conseguia ser medalhado em 5 Jogos Olímpicos consecutivos (entre 1920 e 1936!).

Portugal obteria nova medalha de bronze, mais uma vez em Hipismo, no concurso de obstáculos por equipas, através de Luís Mena e Silva, Domingos de Sousa Coutinho e José Beltrão.

No quadro de medalhas, os países mais medalhados foram:

1. Alemanha – 33 / 26 / 30
2. EUA – 24 / 20 / 12
3. Hungria – 10 / 1 / 5
4. Itália – 8 / 9 / 5
5. Finlândia – 7 / 6 / 6
6. França – 7 / 6 / 6
7. Suécia – 6 / 5 / 9
8. Japão – 6 / 4 / 8
9. Holanda – 6 / 4 / 7
10. Grã-Bretanha – 4 / 7 / 3

30. Portugal – 0 / 0 / 1

[1623]

Entry filed under: Jogos Olímpicos.

RELATÓRIO "DESENVOLVIMENTO HUMANO" (IX) VAN GOGH (I)

1 Comentário

  • 1. SÉRGIO  |  15 Fevereiro, 2005 às 2:43 pm

    APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, HOUVE UM PROCESSO DE “DESNAZIFICAÇÃO” QUE ACABOU POR DIFUNDIR PROPAGANDAS MENTIROSAS A RESPEITO DE FATOS HISTÓRICOS RELEVANTES. O “HOLOCAUSTO” TAMBÉM GANHOU CORPO, COMO CRIME CONTRA A HUMANIDADE. ALIÁS, ATÉ MESMO OS FATOS ENVOLVENDO O HOLOCAUSTO SÃO MENTIROSOS E TALVEZ SEJA O ENGODO DO SÉCULO PASSADO, O QUE FAVORECEU E FAVORECE OS JUDEUS A E CRIAÇÃO (USURPAÇÃO) DO ESTADO DE ISRAEL. QUANTO AS OLIMPÍADAS DE 1936, AINDA HOJE COMENTA-SE QUE O JESSE OWENS TERIA HUMILHADO HITLER E O POVO ALEMÃO (NAQUELA ÉPOCA JÁ FAZIM PROPAGANDA CONTRA HITLER E A ALEMANHA NAZISTA). UMA MENTIRA HISTÓRICA QUE É REPETIDA AINDA HOJE. HITLER NÃO ENTREGOU MEDALHAS A ELE OU A QUALQUER OUTRO ATLETA, SEJA NEGRO OU JUDEU. A COMISSÃO OLÍMPICA O IMPEDIU DE PARTICIPAR DA CERIMÔNIAS DE ENTREGA DE MEDALHAS PORQUE SUA PRESENÇA CAUSAVA TRANSTORNOS DE ORDEM LOGISTICA. ASSIM HITLER CHEGOU A ENTREGAR ALGUMAS MEDALHAS NO INÍCIO DAS OLÍMPIADAS, MAS DEPOIS, POR ORIENTAÇÃO DA COMISSÃO OLÍMPICA NÃO MAIS FEZ ISSO. O PRÓPRIO JESSE OWENS DISSE TER ATÉ MESMO FICADO COM CAIMBRAS DE TANTO AUTÓGRAFO DADO AOS ALEMÃES, QUE O TRATAM COM CIVILIDADE, RESPEITO E ADMIRAÇÃO, O QUE NÃO ACONTECEU QUANDO ELE VOLTOU PARA OS EUA, ONDE SOFREU DISCRIMINAÇÃO RACIAL E FOI ABANDONADO. SE REALMENTE FOSSE VERDADEIRA A AFIRMAÇÃO DE QUE JESSE OWENS TERIA HUMILHADO HITLER E A RAÇA ARIANA NOS JOGOS, COMO EXPLICAR ISSO JA QUE A ALEMANHA GANHOU MAIS DEDALHAS OLÍMPICAS, CONFORME QUADRO DE MEDALHAS?
    É FÁCIL ENTENDER ESSES FATOS HOJE. O CINEMA, OS GRANDES JORNAIS E OS MEIOS DE INFORMAÇÕES ESTÃO NAS MÃOS DOS JUDEUS, QUE MANIPULAM A VERDADE, CONTANDO E INSISTINDO EM MENTIRAS HISTÓRICAS COMO A DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 1936 E O HOLOCAUSTO… ESSA AFIRMAÇÃO PODE ESTARRECER QUALQUER PESSOA QUE NASCEU E VIVE SENDO BOMBARDEADA DE INFORMAÇÕES SOBRE O HOLOCAUSTO PRINCIPALMENTE… SERÁ QUE ESSA ESTÓRIA NÃO ESCONDE ALGO, COMO CERCA DE 27 MILHÕES DE ALEMÃES CIVIS MORTOS? PEÇO AO LEITOR QUE NÃO LEIA ESSE PEQUENO COM PARADIGMAS. TAMBÉM NÃO ACREDITEI NO INÍCIO QUANDO ALGUÉM ME DISSE QUE O HOLOCAUSTO ERA UMA MENTIRA. NÃO É FÁCIL ROMPER ESSE PARADIGMA CRIADO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: