JOGOS OLÍMPICOS – 1920 – ANTUÉRPIA

27 Julho, 2004 at 6:18 pm

Antuérpia - 1920
Os Jogos da VI Olimpíada estavam previstos para Berlim, em 1916, mas viriam a ser cancelados devido à I Guerra Mundial.

Os Jogos apenas seriam retomados em 1920, sendo atribuída a VII Olimpíada a Antuérpia, na Bélgica, honrando o sofrimento do país durante a Guerra.

Decorreram de 20 de Abril a 12 de Setembro, com a participação de 2 626 atletas de 29 países, disputando 154 provas.

Pela primeira vez, foi introduzida a bandeira olímpica, com os 5 anéis de cores diferentes, simbolizando os 5 Continentes (Azul – Europa; Amarelo – Ásia; Preto – África; Verde – Oceania; Vermelho – América).

O italiano Nedo Nadi conseguiria conquistar 5 medalhas de ouro em Esgrima, enquanto que a americana Ethelda Bleibtrey venceria todas as 3 provas de natação, estabelecendo records mundiais em todas elas.

O mais velho medalhado da história dos Jogos Olímpicos seria o sueco Oscar Swahn, conquistando a medalha de prata, na prova de tiro, com a idade de 72 anos.

A prova de vela seria a primeira a ser realizada simultaneamente em dois países, iniciando-se na Bélgica, mas terminando na Holanda.

No quadro de medalhas, os 10 primeiros países foram:

1. EUA – 41 / 27 / 27
2. Suécia – 19 / 20 / 25
3. Grã-Bretanha – 16 / 15 / 13
4. Finlândia – 15 / 10 / 9
5. Bélgica – 14 / 11 / 11
6. Noruega – 13 / 9 / 9
7. Itália – 13 / 5 / 5
8. França – 9 / 19 / 13
9. Holanda – 4 / 2 / 5
10. Dinamarca – 3 / 9 / 1

[1612]

Entry filed under: Jogos Olímpicos.

RELATÓRIO "DESENVOLVIMENTO HUMANO" (VII) TEORIA DA RELATIVIDADE (VII)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: