JOGOS OLÍMPICOS – 1908 – LONDRES

26 Julho, 2004 at 6:01 pm

Londres - 1908
Os Jogos Olímpicos de 1908 estavam inicialmente previstos para Roma, tendo sido entretanto atribuídos a Londres (após a renúncia italiana, em 1906), decorrendo de 27 de Abril a 31 de Outubro – a mais longa duração de sempre, tendo as provas sido divididas em dois períodos, na Primavera e no Verão – tendo marcado a reabilitação do espírito do movimento olímpico, depois dos insucessos de 1900 e 1904, apesar de decorrerem também em paralelo com uma grande exposição franco-britânica.

Pela primeira vez, na Cerimónia de Abertura, os (2008) atletas desfilaram por país, inscritos em equipas nacionais, tendo participado no evento 22 nações, disputando 110 provas.

Os arqueiros William e Charlotte Dod tornaram-se os primeiros irmãos a conquistar medalhas olímpicas.

Oscar Swahn seria o mais velho concorrente a vencer a medalha de ouro, aos 60 anos, na prova de Tiro. Ray Ewry seria Campeão Olímpico de Salto em altura pela terceira vez, vencendo também o Salto em comprimento, tornando-se no único atleta na história a conquistar 8 medalhas de ouro em provas individuais.

A Maratona teria um final dramático: o italiano Dorando Pietri seria o primeiro a entrar no Estádio, depois de 42 km de corrida, mas entraria cambaleante, em situação de colapso por 5 vezes na pista, vindo a ser desclassificado ao passar a meta apoiado em assistentes.

No quadro de medalhas, os 10 primeiros países foram os seguintes:

1. Grã-Bretanha – 56 / 51 / 38
2. EUA – 23 / 12 / 12
3. Suécia – 8 / 6 /11
4. França – 5 / 5 / 9
5. Alemanha – 3 / 5 / 6
6. Hungria – 3 / 4 / 2
7. Canadá – 3 / 3 / 10
8. Noruega – 2 / 3 / 3
9. Itália – 2 / 2 / 0
10. Bélgica – 1 / 5 / 2

[1606]

Entry filed under: Jogos Olímpicos.

RELATÓRIO “DESENVOLVIMENTO HUMANO” (VI) TEORIA DA RELATIVIDADE (VI)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

  • RT @Miguel_LPereira: Foi o mais talentoso futebolista português da sua geração. Personificou a bondade e humildade de um futebol a entrar n… 4 hours ago
  • RT @vasco_mendonca: Toda a gente precisa de ouvir este enorme tributo do Pedro Ribeiro ao ainda maior Fernando Chalana. Tudo dito. https://… 4 hours ago
  • RT @atadeia: Muita coisa já devia ter sido feita para acelerar processos, mas o problema da justiça não é exclusivo do futebol e seria irre… 5 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: