VITOR BAÍA / JOSÉ AZEVEDO
Vítor Baía foi eleito pelo Grupo de Estudo Técnico da UEFA (integrando figuras como Roy Hodgon, Gérard Houllier, Anghel Iordanescu e Andy Roxburgh) como o melhor guarda-redes das competições europeias na época finda, consagrando a sua carreira, no ano em que conquistou o título máximo de Campeão Europeu. Sucede ao italiano Buffon na conquista desta distinção.
Independentemente das polémicas sobre a convocatória de Scolari para o Campeonato da Europa, importa sublinhar o reconhecimento internacional da categoria de Vítor Baía, integrante do restrito membro do “clube” dos vencedores das 3 provas da UEFA: Liga dos Campeões Europeus, Taça dos Vencedores de Taças e Taça UEFA (juntamente com Gianluca Vialli, Fabio Cudicini, António Cabrini, Gaetano Scirea, Marco Tardelli, Sérgio Brio, Stefano Tacconi, Arnold Muhren e Danny Blind).
P. S. Aproveitando a oportunidade, para destacar (mais uma vez) o magnífico desempenho de José Azevedo, hoje no “Tour de France”, em contra-relógio individual com o final no cume do Alpe d’Huez, “etapa-rainha” da maior prova de ciclismo do mundo. José Azevedo foi 4º classificado, logo após as maiores figuras do ciclismo mundial da actualidade: Lance Armstrong, Jan Ullrich, Andreas Kloden – uma proeza ao nível das realizadas por Joaquim Agostinho! – tendo ascendido ao 5º lugar da classificação geral. Brilhante!
[1583]



