…23 DIAS – GRAND CANYON (EUA)

21 Julho, 2004 at 8:40 am

O Grand Canyon – com 440 km de comprimento, quase 2 km de profundidade e com largura a variar entre 7 e 27 km – é uma imensa falha no terreno, esculpida pelo Rio Colorado, ao longo de milhares de anos. Da margem sul, os visitantes podem visualizar pontos localizados a 160 km de distância.

Localiza-se no Norte do Estado de Arizona (na fronteira com o Estado de Utah), no Oeste dos Estados Unidos, sendo acessível a partir da cidade de Flagstaff (a mais próxima, a cerca de 150 km), seguindo para Norte pelas Estradas 180 e 64.

Considerado uma das grandes maravilhas da natureza, ganha particular brilho ao nascer e pôr-do-sol, quando o colorido do solo se vai modificando, em função da incidência dos raios solares nas profundezas do Canyon.

Numa secção mais espectacular do Canyon, foi instalado (em 1908) o Grand Canyon National Park, que recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano, com entrada pelo South Rim ou pelo North Rim.

Um abismo de imensos paredões, resultado da turbulenta acção de erosão das águas e do vento durante uma eternidade de eras geológicas.

Os primeiros europeus a visitarem o profundo abismo do Grand Canyon foram os sócios de um grupo liderado pelo explorador espanhol Francisco de Vásquez Coronado, em 1540.

Não obstante, dada a difícil acessibilidade, passariam ainda três séculos até ser inteiramente conhecido. A primeira travessia pelo Canyon apenas seria realizada em 1869 pelo geólogo americano John Wesley Powell, que “navegaria” pelo desfiladeiro em barco a remos. Hoje, uma das muitas atracções para os visitantes passa pela possibilidade da prática de rafting no curso do rio.

Há 1 ano no Memória Virtual – Human Development Index

[1580]

Entry filed under: Sociedade.

TEORIA DA RELATIVIDADE (II) RELATÓRIO "DESENVOLVIMENTO HUMANO" (III)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: