…23 DIAS – GRAND CANYON (EUA)

O Grand Canyon – com 440 km de comprimento, quase 2 km de profundidade e com largura a variar entre 7 e 27 km – é uma imensa falha no terreno, esculpida pelo Rio Colorado, ao longo de milhares de anos. Da margem sul, os visitantes podem visualizar pontos localizados a 160 km de distância.
Localiza-se no Norte do Estado de Arizona (na fronteira com o Estado de Utah), no Oeste dos Estados Unidos, sendo acessível a partir da cidade de Flagstaff (a mais próxima, a cerca de 150 km), seguindo para Norte pelas Estradas 180 e 64.
Considerado uma das grandes maravilhas da natureza, ganha particular brilho ao nascer e pôr-do-sol, quando o colorido do solo se vai modificando, em função da incidência dos raios solares nas profundezas do Canyon.
Numa secção mais espectacular do Canyon, foi instalado (em 1908) o Grand Canyon National Park, que recebe mais de 4 milhões de visitantes por ano, com entrada pelo South Rim ou pelo North Rim.
Um abismo de imensos paredões, resultado da turbulenta acção de erosão das águas e do vento durante uma eternidade de eras geológicas.
Os primeiros europeus a visitarem o profundo abismo do Grand Canyon foram os sócios de um grupo liderado pelo explorador espanhol Francisco de Vásquez Coronado, em 1540.
Não obstante, dada a difícil acessibilidade, passariam ainda três séculos até ser inteiramente conhecido. A primeira travessia pelo Canyon apenas seria realizada em 1869 pelo geólogo americano John Wesley Powell, que “navegaria” pelo desfiladeiro em barco a remos. Hoje, uma das muitas atracções para os visitantes passa pela possibilidade da prática de rafting no curso do rio.
Há 1 ano no Memória Virtual – Human Development Index
[1580]
Entry filed under: Sociedade.



