…25 DIAS – EGIPTO (ABU SIMBEL)

19 Julho, 2004 at 8:25 am 2 comentários


O Faraó Ramsés II – com um dos reinados mais notáveis da história do Egipto – mandou construir algumas das maiores construções para além das Pirâmides, destacando-se o Grande Templo de Abu Simbel (no Sul do Egipto, na fronteira com a Núbia, actual Sudão), onde foram esculpidas, no Templo principal, quatro colossais estátuas suas, escavadas na própria rocha do local (montes de arenito ao longo do Nilo), uma delas com 19 metros de altura.

A imagem do próprio Faraó é repetida mais 8 vezes no interior da montanha, cujas salas e câmaras chegam a atingir cerca de 60 metros.

Outras três gigantescas estátuas, de 10 metros de altura, do Faraó e da sua esposa Nefertiti, adornam a fachada do templo menor.

Filho do Faraó Seti I, fundador da XIX Dinastia, completou também, nos primeiros anos do seu reinado, a grande sala hipóstila no templo de Karnak (Tebas), tendo continuado os trabalhos no templo funerário do pai, em Abydos.
Quando se decidiu que a Barragem do Nilo viria a inundar os templos, a UNESCO dirigiu-se a todas as nações com um grito de socorro: “Os deuses afogam-se”… O projecto escolhido foi o de cortar da rocha, peça por peça, as estátuas e as salas interiores, transportando-as para uma altura segura, onde seriam reconstruídas.

É evidente que, no Egipto, para além do grandioso templo de Abu Simbel, há inúmeras maravilhas a descobrir

Há 1 ano no Memória Virtual – Arquivo da Internet

[1571]

Entry filed under: Sociedade.

EINSTEIN (VII) “COPA AMÉRICA” – 1/4 FINAL – 1/2 FINAIS – FINAL

2 comentários

  • 1. carlos a.a.  |  19 Julho, 2004 às 11:42 am

    Parabéns, Leonel, pelo novo design. Está muito bonito.

    Abraço

  • 2. Capt. Caroxo  |  11 Novembro, 2004 às 8:46 pm

    Isto é bué fixe. Mas têm k por mais coisas sobre as dimensoes das piramides


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: