1 ANO DE "MEMÓRIA VIRTUAL" – RETROSPECTIVA (XVII)
CONSTRUIR ABRIL
Esta era a “última grande oportunidade” para comemorar o “25 de Abril”.
30 anos são já “uma vida”!
Mas é um decurso de tempo que permitiu que a generalidade dos participantes naquele histórico dia de 1974 (com as grandes excepções de Salgueiro Maia e de Melo Antunes) pudessem trazer-nos ainda as suas “memórias vivas”.
Os portugueses (de praticamente “todos os quadrantes”) souberam aproveitar essa “última grande oportunidade”, conseguindo unir-se e associar-se à comemoração da liberdade e da abertura à democracia.
Tal como nestes 30 anos, mas, a partir de agora cada vez com mais pertinência, mais do que recordar o passado, será necessário “construir” Abril no “dia a dia”, nos seus significados essenciais, o do reforço da democracia e o do desenvolvimento de Portugal.
Uma nota final para sublinhar – como refere Paulo Querido -, o activo papel da “blogosfera” nestas comemorações, acabando por contribuir para despoletar o debate “lá fora, no mundo real” – é de elementar justiça destacar o seu próprio contributo, assim como o de Zé Nuno e André Luz (Grão de Areia), José Mário Silva (Blogue de Esquerda), Daniel Oliveira (Barnabé) e “Dona Vi” (A Internet Para as Domésticas) que, com o “blogue” “Aqui Posto de Comando“, possibilitaram agregar mais de 500 textos evocativos da data.
Finalmente, a referência a alguns artigos publicados nos “media tradicionais”: de Vital Moreira, no Público; de Nuno Severiano Teixeira, no Diário de Notícias; de António Barreto e de Mário Mesquita, também ambos no Público… e, a fechar, noutra perspectiva, Vasco Pulido Valente (também no Diário de Notícias).
P. S. Devo também um agradecimento especial a todos aqueles que proporcionaram que, ontem – o dia “D” -, o Memória Virtual fosse o segundo “blogue” mais visitado no sistema Weblog.com.pt (logo após o “imbatível” Barnabé, que abriu também as suas “portas” aos textos dos leitores). Obrigado!
Texto editado originalmente em 26.04.04.
Entry filed under: Pessoal.