…19 DIAS – HOLANDA

A Holanda – cuja denominação oficial é a de Países Baixos, compreendendo a Holanda do Norte e a Holanda do Sul – faz fronteira com a Bélgica a Sul, a Alemanha a Leste e o Mar do Norte, a Norte e Oeste, sendo um país “conquistado ao mar”.
A capital política do país localiza-se em Haia, mas a principal cidade é a de Amesterdão, construída sobre diques na foz do Rio Amstel, com o seu famoso porto e os inúmeros canais, que a transformam numa das mais belas e românticas cidades da Europa.
Haia dista pouco mais de 50 km de Amesterdão, destacando-se o Museu Mauritshuis, com famosas obras de Johannes Vermeer (nomeadamente “A Vista do Delft” e “Rapariga com Brinco de Pérola”).
Amesterdão – uma cidade de “espírito aberto e moderno”, também famosa pelos seus cafés “liberais”, tem ainda como grandes atracções turísticas, os museus, albergando obras dos maiores pintores do mundo.
Destacam-se os Museus Van Gogh (com uma vasta colecção de obras do artista), o Rijksmuseum (com uma excelente colecção de pintores flamengos, em particular Rembrandt), para além do Museu Stedelijk de arte moderna. A visitar também o “Escher in Het Paleis” ou, se preferirmos, Museu Escher. A casa de Anne Frank é também um ponto de visita “obrigatório”.
Os mais de 100 canais que atravessam a cidade e as fachadas dos edifícios fronteiros, repletas de janelas de diferentes tonalidades são um outro “espectáculo” a não perder, transportando-nos para uma atmosfera do século XVII, concorrendo com Veneza.
Uma cidade onde os passeios são feitos principalmente de bicicleta. A aproveitar também as inúmeras esplanadas. Não esquecendo claro, a visita às famosas tulipas holandesas.

Roterdão, a cidade com o maior porto holandês, capital da arquitectura moderna, alberga 34 museus, 42 galerias de arte, 25 salas de cinemas, meia centena de festivais e eventos anuais e mais de mil e quinhentos cafés e restaurantes.
Há 1 ano no Memória Virtual – Bitácoras
[1598]
Entry filed under: Sociedade.



