…24 DIAS – GALÁPAGOS
Para sempre associadas à expedição do Beagle de Charles Darwin de 1835, e à sua descoberta da Teoria da evolução, as Ilhas Galápagos – arquipélago formado por 6 ilhas principais, 12 ilhas menores e mais de 40 ilhotas, pertencente ao Equador – localizam-se no Oceano Pacífico, a cerca de 1 000 km da costa do país.
Constituem a segunda maior reserva marinha do mundo (após a Grande Barreira de Corais australiana), abrigando desde tartarugas gigantes, a iguanas-marinhas,passando por leões-marinhos e uma grande diversidade de aves, de que se destacam os flamingos rosa, exibindo uma extraordinária beleza selvagem, numa envolvência de paisagens “lunares”.
A formação de todas as ilhas resulta de picos de gigantescos vulcões, originados há cerca de 10 milhões de anos.
As Ilhas Galápagos foram descobertas em 1535, pelo bispo do Panamá Tomás de Berlanga, quando o seu navio, em viagem ao Peru, se encontrava à deriva.
Seriam baptizadas com o nome de “Las Encantadas”, ao mesmo tempo que se enfatizava o grande número de tartarugas (galapagos, em espanhol) que povoavam as ilhas.
O completo isolamento das ilhas no Pacífico face ao Continente, durante milhares de anos, permitiu o desenvolvimento de um peculiar ecossistema, concedendo-lhe o exclusivo mundial de algumas espécies animais, com um imenso número de aves, répteis, insectos e plantas, numa fauna e flora únicas, com uma evolução bastante diferente da dos seus ancestrais do Continente.
Desde 1892, o nome oficial do território é o de “arquipélago de Colón”, em homenagem à descoberta da América(400 anos antes), por Colombo.
As ilhas foram declaradas Património da Humanidade pela UNESCO em 1978.
Em termos de turismo, é também possível fazer snorkelling entre leões-marinhos e golfinhos.
Há 1 ano no Memória Virtual – “O Meu Pé de Laranja Lima”
[1576]
Entry filed under: Sociedade.



