…30 DIAS – ANGKOR VAT
E, finalmente (!), aproximam-se as férias; numa contagem decrescente, de 30 dias, com início hoje, procurando alguns caminhos menos “repisados”, mobilizando a nossa curiosidade, uma viagem por algumas maravilhas do nosso mundo, a descobrir!
Começando com Angkor Vat, no Cambodja.

Situada no centro do Cambodja, a cidade de Angkor, outrora ocupada por monges budistas, chegou a ser a capital e centro religioso de um pujante império, que abrangia partes da Tailândia, Laos, Vietname e China.
Angkor tinha sido abandonada há mais de 500 anos; oculta pela densa selva, seria redescoberta, em ruínas, por um botânico francês, Henri Mouhot, cerca de 1860.
A .jóia da coroa., Angkor Vat, complexo religioso de templos e palácios, construído entre 1112 e 1152 pelo Império Khmer, dedicado a Vishnu (divindade hindu), embora se acredite que teria servido de mausoléu ao próprio rei, Suryavarman II.
Hoje, constitui um símbolo nacional, marcando presença na própria bandeira do país.
Um vasto mapa em pedra, representando o cosmos. As suas dimensões traduzem uma escala monumental: a muralha mede 1 000 metros por 800 metros, tendo o fosso 200 metros de largura, representando os oceanos.
As cinco torres representam os cinco cumes do monte Meru, a morada mítica de Shiva. A parede exterior está decorada com o mais longo baixo-relevo do Mundo.
Em 1991, a UNESCO empreendeu um plano ambicioso para preservar e desenvolver o sítio histórico de Angkor.
Há 1 ano no Memória Virtual – Le 14 juillet
[1557]
Entry filed under: Sociedade.



