EURO 2004 – A a Z (H)

Hélder Postiga . Uma participação reduzida em termos de tempo, mas que se revelaria decisiva; seria dele o golo do empate com a Inglaterra (a 8 minutos do fim), que nos levaria ao prolongamento. Depois, foi aquela .loucura. de um penalty, transformado . .à Panenka. . de forma absolutamente .inconsciente. (dada a responsabilidade de nos poder provocar automaticamente a eliminação), mas, dado o seu .final feliz., com uma marca de génio, que deixou um grande sorriso em Deco e uma enorme alegria em todos os portugueses.
Henry . O avançado do Arsenal vinha creditado como o melhor jogador do mundo na época agora finda. Completamente fora de forma, esgotado por uma longa e exigente temporada, passaria quase ao lado da prova; os dois golos contra a Suíça foram uma magra consolação, para uma equipa que deverá agora passar por um processo de renovação.
Holanda . Tradicionalmente uma grande potência futebolística, talvez a equipa europeia com maior potencial ofensivo em termos históricos. Surgiu menos forte nesta prova; não obstante, foi conseguindo levar .a água ao seu moinho., até se deparar com um Portugal. imparável. Repetiu o 3º lugar do EURO 2000.
Hooligans . Felizmente, praticamente não se viram durante os jogos. A realçar o desportivismo com que todas as comitivas de adeptos se comportaram, de início a fim da prova, participando activamente na grande festa que foi o EURO. Quero crer que os desacatos de Albufeira, com adeptos ingleses, se deram com indivíduos que nem sequer assistiram a qualquer jogo.
[1522]
Entry filed under: Euro-2004.



