EURO 2004 – UMA VITÓRIA
4 Julho, 2004 at 1:00 pm 2 comentários
No dia 12 de Junho, escrevi aqui: “É claro que é importante que Portugal tenha sucesso desportivo nesta prova…”, “Mas, acima de tudo, devemos consciencializar-nos que, mais importante do que a vertente desportiva (embora não completamente dissociável), a prova que .somos obrigados a vencer. é a de mostrar ao mundo a capacidade de organização de um torneio desta dimensão, com centenas de milhares de visitantes…”.
Hoje, as palavras dos responsáveis máximos da UEFA (o seu presidente, o sueco Lennart Johansson e o Director do EURO, o suíço Martin Kallen) são a confirmação do que vivemos e sentimos ao longo destas 3 semanas; este é considerado o “melhor EURO” de sempre, com um balanço “fantástico”:
– com um “retorno” três vezes maior que o anterior
– com bons jogos de futebol, muito equilíbrio e competitividade
– com uma adesão entusiástica de todos os portugueses
– com a nossa tradicional excelente hospitalidade
– com milhares de adeptos de todos os países a confraternizar, numa grande “festa”
– com 96 % dos bilhetes vendidos (1,1 milhão de bilhetes)
– com records de audiência televisiva
– com grande fair-play
– com uma final inédita, entre dois estreantes, da qual sairá o 9º país a sagrar-se Campeão da Europa (Portugal e Grécia “já ganharam”).
No mesmo texto, finalizava assim: “Trata-se de uma oportunidade singular que, provavelmente, não se repetirá no espaço de uma geração (25/30 anos). Temos portanto de .agarrá-la.! PORTUGAL precisa de sentir orgulho de .si próprio. e de voltar a .ser feliz.. Vamos mobilizar-nos (todos!) e fazer do EURO 2004 uma .grande festa.!”
No balanço que é possível já fazer, é patente que fomos capazes de “agarrar a oportunidade”, de “sentir orgulho de nós próprios” e de “ser felizes”.
Ansiamos (todos) por ver a Taça de Campeões da Europa a ser entregue a Fernando Couto e Luís Figo… e, a seguir, a Rui Costa… e aos restantes 20! A “grande festa” final espera por nós logo à noite. Portugal merece esta festa!
É com grande entusiasmo que terei o prazer de nela participar “ao vivo”, no belíssimo Estádio da Luz, a partir das 19h30, vibrar, emocionar-me e libertar a alegria esfusiante que guardámos para logo.
P. S. A classificação deste Campeonato da Europa está praticamente definida, faltando apenas apurar o Campeão e o Vice-Campeão:
3º Holanda
3º R. Checa
5º França
6º Inglaterra
7º Suécia
8º Dinamarca
9º Itália
10º Espanha
11º Alemanha
12º Croácia
13º Rússia
14º Letónia
15º Suíça
16º Bulgária
P. S. 2 – Se as coisas correrem bem, como todos esperamos (estou a lembrar-me que Pauleta, Figo e Costinha ainda não marcaram…), provavelmente, este “blogue” só voltará a ser actualizado já amanhã (depois da meia-noite!)…
[1508]
Entry filed under: Euro-2004.




1.
Pecola | 4 Julho, 2004 às 8:52 pm
Portugal! 🙂
2.
Paschoal | 4 Julho, 2004 às 10:42 pm
mas q azar hein, pois agora fique sem atualizar uns 3 meses, brincadeira
abraço