"LE TOUR"
Ainda não terminou a grande competição que está a ser o EURO 2004, e inicia-se já hoje (em Liège, na Bélgica) a edição do 101º ano do “Tour de France“, a maior prova velocipédica do mundo.
Ao longo de 100 anos, o “Tour” construiu alguns dos grandes ícones da história do desporto: Fausto Coppi, Jacques Anquetil, Eddie Merckx (o campioníssimo …), Bernard Hinault, Greg Lemond, Miguel Indurain e Lance Armstrong (recordistas com 5 vitórias consecutivas, respectivamente entre 1991 e 1995 e de 1999 a 2003).
O “Tour” deste ano conta, como habitualmente, com 5 épicas etapas de montanha, concentradas na última semana, e apenas 3 contra-relógios (um deles, de montanha, na subida ao mítico Alpe d’Huez); deverá portanto decidir-se nas etapas de dia 16 (La Mongie) e 17 (Plateau de Beille) – nos Pirinéus -, 20 (Villard-de-Lans) e 21 (Alpe d’Huez) – nos Alpes – e 24 (Besançon – contra-relógio individual com 60 km). A consagração ocorrerá no dia 25, em Paris, nos Champs Elysées.
Lance Armstrong tem perante si um (último?) grande desafio: o de, vencendo pela sexta vez consecutiva, se tornar no maior campeão de sempre.
Como habitualmente, contará com a oposição do “resto do pelotão”, em particular desse outro grande campeão, chamado Jan Ullrich (vencedor em 1997 e já por 5 vezes 2º classificado!); uma eventual surpresa poderá vir de Iban Mayo, Ivan Basso, Tyler Hamilton ou Roberto Heras.
Poderá contar apenas com o apoio da sua equipa, a US Postal, em que milita esta época o português José Azevedo, que terá provavelmente a seu cargo uma missão de grande sacrifício, que será a de apoiar o seu “chefe-de-fila” nos momentos mais difíceis.
[1506]



