DECISÃO DIFÍCIL, DECISÃO FÁCIL
26 Junho, 2004 at 1:06 am 3 comentários
De forma completamente inesperada, o Presidente Jorge Sampaio vê-se confrontado com a “mais difícil” decisão que algum Presidente da República teve algum dia de tomar – pelo menos, desde o 25 de Abril.
Qualquer que seja a opção de Jorge Sampaio, ela será enormemente contestada, à “direita” ou à “esquerda”.
E, porém, a decisão de Jorge Sampaio é a “mais fácil” que algum Presidente da República teve alguma vez de tomar: a “única” opção possível! Jorge Sampaio “tem de” convocar eleições antecipadas.
Com a agora provável ida do Primeiro-Ministro português, Durão Barroso, para Bruxelas, para assumir a Presidência da Comissão Europeia, todos os pressupostos subjacentes às eleições em que os portugueses lhe confiaram o mandato de Primeiro-Ministro deixam de se verificar.
Não sendo as eleições legislativas formalmente personalizadas numa individualidade, em termos práticos e efectivos, quando os portugueses foram chamados às urnas, sabiam que estavam a optar entre Durão Barroso e Ferro Rodrigues para chefiar o governo.
Não me parece “legítimo” que, agora, se designe (mais ou menos “oficiosamente”, de forma interna, mesmo que no seio do partido então mais votado), um substituto. Em democracia, “as coisas não funcionam assim”…
[1480]
Entry filed under: Sociedade.
1.
Rui MCB | 26 Junho, 2004 às 1:20 am
hear! hear!
2.
catarina | 26 Junho, 2004 às 1:28 am
Se o ‘legítimo’ entre aspas não é na realidade sem aspas, realmente é uma tristeza.
3.
eleições já | 26 Junho, 2004 às 6:11 pm
http://barnabe.weblog.com.pt/
Citando o Blog Barnabé.
Todos a Belém no domingo às 19 horas contra santana lopes primeiro-ministro! Abaixo um governo da treta! Envia este sms a toda a gente já!.
Governo Para a rua já!…
A democracia Portuguesa não é negociada em Bruxelas!…
Que o presidente Sampaio tenha a coragem de tirar consequênicas!…
Esta não é uma República das Bananas!…
Eleições já!…