GANHÁMOS!

12 Junho, 2004 at 10:26 am

Logo Euro(Exercício de “futurismo optimista”)…

Fez-se história!

A partir de hoje, o dia 4 de Julho não assinala apenas a independência dos EUA. Para nós, 4 de Julho passará a ser sinónimo da maior proeza desportiva portuguesa de sempre, da glória de uma consagração como melhor equipa do .Velho Continente..

O que, apenas há 3 meses, parecia impossível, aconteceu!

Quem não se recorda da contestação a que Scolari foi sujeito após a derrota com a Itália a 31 de Março? (numa altura, em que, ao contrário, Mourinho fazia furor com a qualificação do FC Porto para a final da Liga dos Campeões, depois de eliminar o Manchester United, o Lyon e o Deportivo da Coruña.).

Entretando, Scolari . numa inversão que pode ter constituído um contributo decisivo para a união em torno da selecção, criando um forte espírito de grupo até então algo arredado ., .arrepiara. caminho, ao aceder às solicitações do FC Porto de não convocar jogadores do clube para o jogo particular com a Suécia, a 28 de Abril (nas vésperas do decisivo jogo da meia-final da Liga dos Campeões, na Corunha).

A partir do estágio da selecção em Óbidos, fora possível perceber o ressurgimento de uma “comunhão” entre os portugueses e a sua selecção, de que o “episódio das bandeiras” (dando um novo colorido às cidades portuguesas) foi um excelente exemplo.

Agora, e depois do título Mundial, o campeão Scolari consegue novo .milagre. e, suportado no apoio incondicional dos adeptos portugueses (que foi conquistando, jogo a jogo), conduz Portugal ao título de Campeão Europeu!

Não sendo o sentimento bonito, é inegável que não deixou de dar um certo prazer especial esta sensação de .revanche. perante a França, bi-campeã europeia, que, nas suas anteriores conquistas nos deixara . de forma particularmente .cruel. (quer em 1984, quer em 2000) . .pelo caminho..

Quando Rui Costa (que já marcara a grande penalidade decisiva no desempate do Campeonato do Mundo de Juniores de 1991) partiu para a bola, tinha 10 milhões de portugueses a transmitir-lhe uma energia positiva que fez de todos nós .Campeões..

Mas, para além disso, fica a imagem de uma selecção convincente, personalizada, .esmagadora. mesmo: 6 jogos; 6 vitórias (em absoluto contraste com os 7 jogos sem vitória na fase de preparação!…), com um futebol .total., à semelhança da famosa .laranja mecânica. holandesa de 1974 . outra selecção que, mais uma vez, teve de se .vergar. perante o poderio luso.

É a consagração de uma geração, que soube aproveitar da melhor forma a última oportunidade para a glória.

PORTUGAL é CAMPEÃO DA EUROPA!

E, como dizia a canção, .Quero mais!….
O Mundo espera por nós.

(Agora resta esperar para ver qual das duas versões será mais adaptada à realidade… Boa sorte Portugal!).

Deixem-nos sonhar!…

[1407]

Entry filed under: Euro-2004.

PERDERAM. EURO 2004 – A "FESTA" VAI COMEÇAR!


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: