EURO 2004 (LV)
E eis-nos chegados ao “nosso” EURO2004!
Com nova alteração na fórmula de disputa da fase de Qualificação: foram formados 10 grupos de 5 países, apurando-se directamente para a Fase Final apenas o vencedor de cada um dos grupos; os 2º classificados de cada grupo defrontaram-se em playoff, de forma a apurar os 5 restantes finalistas, a “viajar” até Portugal.
Depois do “desastre” no Mundial da Coreia-Japão, a França (Campeã da Europa) regressou à senda das vitórias, fazendo a melhor prova, vencendo todos os (8) jogos da fase de qualificação, num grupo acessível, em que a Eslovénia alcançou com naturalidade o 2º lugar.
No grupo 2, imperou o equilíbrio, com quatro selecções separadas por 2 pontos; vitória da Dinamarca e a Noruega a disputar o playoff; a Roménia foi uma das maiores surpresas (pela negativa) ao ser eliminada, com duas derrotas “caseiras” frente aos dois primeiros do grupo.
A R. Checa voltou a fazer valer a sua força, relegando a Holanda para a disputa dos playoff, num grupo bastante desequilibrado.
Do grupo 4 vem a grande surpresa da fase de qualificação, a Letónia, alcançando o 2º lugar, após vitórias na Suécia (que venceu o grupo) e Polónia, eliminando duas antigas “potências” do futebol europeu (Polónia e Hungria), agora afastadas das suas épocas áureas.
A Alemanha, mesmo sem convencer (cedendo 3 empates), venceria um grupo acessível, em que o 2º lugar foi alcançado pela Escócia.
De forma algo surpreendente, a Grécia impôs-se à Espanha, obrigando-a à disputa do playoff. Os restantes opositores ficaram bastante longe, destacando-se a prova sofrível da Ucrânia.
O grupo 7 foi uma prova “a dois”, com a Inglaterra a impor-se à Turquia, sem que as restantes selecções tivessem capacidade para competir directamente com estas selecções.
Bulgária, Croácia e Bélgica disputaram até ao último dia o apuramento, cabendo “a fava” à Bélgica, novamente a desiludir, depois do afastamento na primeira fase do EURO2000 que organizara em conjunto com a Holanda.
Apesar do “mau arranque”, a Itália conquistaria a vitória no grupo, à frente de um surpreendente P. Gales, afastando a Sérvia e Montenegro (“herdeira” da Jugoslávia) e Finlândia.
Numa luta a três, a Suíça venceria o grupo, à frente da Rússia e da Irlanda, mais uma vez afastada da fase final de uma grande competição.
Finalmente, nos playoff, os mais fortes fizeram impôr a “sua lei”; apesar das dificuldades sentidas na 1ª mão, Holanda, Croácia, Rússia e Espanha venceriam a Escócia, Eslovénia, P. Gales e Noruega. A grande surpresa estava reservada para a “eliminatória” entre a Letónia e a Turquia; depois da vitória caseira por 1-0, os Letões alcançariam um empate na Turquia, afastando da prova o 3º classificado do Campeonato Mundial.
A fechar, as maiores goleadas, desta vez “mais modestas”, com o destaque (negativo) para S. Marino (com 8 derrotas e um score global de 0-30!): Luxemburgo-Roménia, 0-7; S. Marino-Suécia, 0-6; França-Malta, 6-0; Polónia-S. Marino, 5-0; S. Marino-Hungria, 0-5; Suécia-S. Marino, 5-0; Turquia-Liechtenstein, 5-0; R. Checa-Moldávia, 5-0; Áustria-Bielorrussia, 5-0; Holanda-Moldávia, 5-0; França-Eslovénia, 5-0; França-Chipre, 5-0.
[1389]
Entry filed under: Euro-2004.



