DURÃO BARROSO PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA

29 Junho, 2004 at 10:35 pm 3 comentários

Num mesmo dia (hoje), o Primeiro-Ministro de Portugal, Durão Barroso, anuncia ao país a sua intenção de aceitar o convite para presidir à Comissão Europeia, substituindo o italiano Romano Prodi:

Nenhum líder se deve furtar a dar o seu contributo para uma União Europeia mais forte e mais justa”… “Portugal deve muito à Europa e, quando esta pede o contributo do país, não se deve dizer não“.

…Para, poucas horas depois, ser nomeado oficialmente, pelos líderes europeus reunidos em cimeira extraordinária, em Bruxelas, Presidente da Comissão Europeia (devendo agora esta nomeação ser aprovada pelo Parlamento Europeu):

Designa-se José Manuel Durão Barroso como a personalidade que o Conselho se propõe nomear presidente da Comissão para o período compreendido entre 1 de Novembro de 2004 e 31 de Outubro de 2009“.

Recorrendo às palavras do Comissário Europeu António Vitorino, agora demissionário (o mandato da Comissão termina amanhã, 30 de Junho), “felicito Durão Barroso pela sua indigitação…”. “Os portugueses devem sentir-se orgulhosos da escolha ter recaído num português“.

É claro que há a outra “face da moeda”; ao aceitar um cargo a nível internacional, com a inerente demissão do cargo de Primeiro-Ministro, o Governo de Portugal cessará automaticamente o exercício das suas funções.

Já aqui referi que o Presidente Jorge Sampaio tem “em mãos” uma difícil decisão (dada a contestação que inevitavelmente implicará), mas simultanamente, uma decisão fácil, que é a de – num contexto em que os pressupostos que levaram à formação deste Governo estão colocados em causa – convocar eleições… tal como reforça e justifica hoje, Freitas do Amaral, em “Carta Aberta ao Presidente da República”.

Ou será que alguém tem dúvidas que um Governo chefiado por um Primeiro-Ministro “indigitado” no seio de um partido, na actual conjuntura política e económica portuguesa será um Governo a (curto) prazo? Que seria adiar… o inadiável?

[1492]

Entry filed under: Sociedade.

LEONARDO (I) 1 ANO DE "MEMÓRIA VIRTUAL" – RETROSPECTIVA (VII)

3 comentários

  • 1. henrique frederico  |  29 Junho, 2004 às 10:41 pm

    ENVIEM MENSAGENS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    exigir eleições antecipadas TAMBÉM se pode fazer pela net, enviando um email ao presidente da república. não há link directo.

    dirijam-se à página em baixo, e sigam as instruções que lhe seguem

    http://www.presidenciarepublica.pt/pt/main.html

    menu à esq, link: CORREIO ELECTRÓNICO

    apenas é necessário pôr o vosso endereço normal (e nome)

    onde diz motivo escolher no menu “comentar, sugerir ou fornecer opinião”

    onde diz área temática escolher no menu “assuntos políticos”

    sugestão de mensagem:

    ass: eleições antecipadas já!

    texto:

    venho por este meio comunicar a Vossa Excelência a minha preocupação pela situação política actual e o meu pedido de dissolução do parlamento e convocação de eleições antecipadas.

    obrigado pelo seu tempo,
    [nome]

    espalhem a msg!

    petição em (assinem tb)
    http://www.PetitionOnline.com/lagutrop

  • 2. Primo  |  30 Junho, 2004 às 12:54 am

    O durão anda com a mania que é grande…

  • 3. Tânia Dias  |  22 Novembro, 2004 às 3:09 pm

    Quero pedir o e-meil do sr Durão Barroso, para o poder contactar para um trabalho de Área Projecto. Ficava muito grata se me podessem ajudar. Sou de Condeixa-a-Nova. Com os maiores cumprimentos Tânia Dias


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @atadeia: No dia em que chegou a Portugal o jogador mais rico do Mundo e que Pedro Proença disse que a nossa Liga pode ser das melhores… 58 minutes ago
  • RT @marinamaral2: The most intelligent picture ever taken: Participants of the 5th Solvay Conference on Quantum Mechanics, 1927. 17 of th… 2 hours ago
  • RT @fmendesdasilva: Isto não vai ser bonito. 9 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: