1 ANO DE "MEMÓRIA VIRTUAL" – RETROSPECTIVA (III)
28 Junho, 2004 at 10:10 pm 2 comentários
2003 – ANO DOS “BLOGUES” (0)
Escreveu Pacheco Pereira no “Público” (em 17 de Julho, a propósito do “Arquivo da Internet”, referindo que “A blogosfera devia ter um “depósito obrigatório” imediato”):
«Os blogues, enquanto formas individualizadas de expressão, originais e únicas, são uma voz imprescindível para se compreender o país em 2003. Eles expressam um mundo etário, social, comunicacional, cultural, político que, sendo uma continuação do mundo exterior, tem elementos “sui generis”».
2003 é portanto o ano da “definitiva” afirmação deste “fenómeno”, cujos “primeiros passos” haviam sido dados já, essencialmente, em 2002.
Ao longo do próximo mês, diariamente, apresentarei: por um lado, resumo de alguns dos principais passos da evolução registada por este “admirável mundo novo” e, por outro (cronologicamente, por ordem de “entrada em cena”), o “1º post” de alguns dos “blogues” que entretanto alcançaram maior reconhecimento – a “apresentação” de cada um deles, dizendo “ao que vinham”… “subsídio” para uma “pequena história” da blogosfera.
A começar, como “pontapé de saída”: a origem dos “blogues” no mundo, a par do texto de abertura daqueles que foram os primeiros grandes impulsionadores da “blogosfera nacional” – A Coluna Infame – “blogue” entretanto suspenso em Junho de 2003, mas “substituído” por três páginas individuais de cada um dos seus membros (Pedro Mexia, Pedro Lomba e João Pereira Coutinho) – será aliás com o último deles a regressar à “blogosfera” que se completará esta viagem, fechando-se então, a 31.12.2003, o ciclo que agora se abre.
P. S. No levantamento de textos que apresentarei até ao final do ano, socorri-me principalmente dos blogues de António Granado (Ponto Média) e Pedro Fonseca (Contra Factos e Argumentos) – particularmente no que respeita à “pré-história da blogosfera” -, sendo também de referência obrigatória o Blog Clipping (de Elisabete Barbosa) e Metablogue (inicialmente de Joaquim Paulo Nogueira e de João L. Nogueira).
Texto editado originalmente em 30.11.03.
Entry filed under: Pessoal.
1.
jpt | 28 Junho, 2004 às 10:31 pm
ainda bem que o recoloca. há algum tempo escrevi sobre esta necessidade arquivistica e um comentador referiu o artigo do JPP bem como subsequentes entradas sobre o assunto. Mas não se lembrava ele de quando e onde. Permite-me assim o acesso a esses primeiros textos sobre a matéria
2.
Velasquez | 29 Junho, 2004 às 4:01 am
Venho do Avatares.. a tempo de descobrir um bom blogue:)
Se eu pudesse não ler este poema
Fá-lo-ia e por toda a descrença
Eu e qualquer do Restelo que trema
Porque com Schopenhauer e sua avença
De não ler, que é arte deste dilema,
Estou fugido, corrompido p.la crença
De que o hoje é por demais importante
No universo de que sou ocupante.
albertovelasquez.blogspot.com