PRESTIGE (III)

13 Novembro, 2003 at 1:58 pm

Breve cronologia dos acontecimentos:

13.11.02 . O petroleiro Prestige, com 77 000 toneladas de fuel a bordo, está em risco de naufrágio, cinco milhas ao largo do Cabo Finisterra.

14.11.02 . Os 14 tripulantes são resgatados de helicóptero, sendo o comandante entregue às autoridades marítimas.

16.11.02 . As autoridades espanholas ordenam que o Prestige, com um grande rombo no casco, navegue para Sul, em direcção à Zona Económica Exclusiva Portuguesa. Uma fragata da marinha portuguesa impede a entrada do petroleiro nessa área.

19.11.02 . O navio não resiste, parte-se em dois e naufraga, cerca de 20 milhas ao largo do Cabo Finisterra. As manchas de fuel na água atingem uma grande dimensão, tornando claro que a maré negra seria inevitável.

20.11.02 . O fuel, muito espesso e gorduroso, começa a dar à costa, confirmando as piores previsões.

23.11.02 . Uma quantidade assinalável de voluntários chega à .Costa da Morte. para ajudar na limpeza das praias, operação de grande envergadura que decorreu ao longo de cerca de três meses.

30.11.02 . O Rei de Espanha e o Príncipe Felipe visitam Muxia, uma das zonas mais afectadas, e ouvem a população desesperada a pedir a intervenção do exército.

10.12.02 . A recém-formada plataforma .Nunca Mais. realiza uma monumental manifestação em Santiago de Compostela, alertando as autoridades para o drama da maré negra.

28.02.03 . É dada por concluída a limpeza das praias, depois de recolhidas manualmente quase 50 000 toneladas de crude.

[580]

Entry filed under: Sociedade.

PRESTIGE (II) MÚSICA CLÁSSICA (IV)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: