2003 – ANO DOS "BLOGUES" (I)

30 Novembro, 2003 at 6:55 pm 2 comentários

Os weblogs (contracção de web – “rede” – e log – “diário de bordo”) são páginas na Internet, regularmente actualizadas, com ligações a artigos noutras páginas da web, frequentemente com comentários. Os textos são, em regra, datados, sendo geralmente apresentados por ordem cronológica inversa, dos mais recentes para os mais antigos.

O primeiro weblog foi o primeiro website: http://info.cern.ch, o sítio construído em 1992 por Tim Berners-Lee (criador da HTML – linguagem que permite a navegação por hipertexto e que abriu a World Wide Web) no CERN, cujo conteúdo se encontra arquivado no World Wide Web Consortium.

Seguiu-se a página What’s New de NCSA, até que surgiu a página What’s New na Netscape, o “grande blogue” do período de 1993 a 1996. Deu-se então a “explosão” da Internet e, com ela, dos “blogues”.

Dave Winer, hoje considerado o pai dos “blogues”, criou o seu primeiro weblog em Fevereiro de 1996, como parte do website do “24 Hours of Democracy“; em Abril de 1996, iniciou uma news page, que se tornaria, em 1 de Abril de 1997, no Scripting News, um dos primeiros “blogues” de sempre e actualmente o mais antigo na Internet.

Outros weblogs percursores foram os de Robot Wisdom, Tomalak’s Realm e CamWorld.

Como assinalou António Granado (no “Público” de 23 de Junho deste ano), foi contudo preciso esperar ainda dois anos para que as coisas tomassem um rumo nunca antes esperado. A 23 de Agosto de 1999, foi criado o Blogger.com, uma ferramenta gratuita para criação de weblogs, que revolucionou a edição de textos na Web. Em 3 de Setembro de 2000, a Pyra criou o Blogspot.com, um “site” que aloja gratuitamente milhares de weblogs, em troca de anúncios colocados no topo das páginas. O sucesso foi tal que, em pouco mais de dois meses (a 7 de Novembro de 2000), o Blogspot viu nascer o seu 10.000º blog. No final de Junho, o Blogger anunciava ter mais de 1,5 milhões de utilizadores registados, ainda que muitos weblogs não tivessem mais do que alguns “posts”, ou tenham sido abandonados há muito.

[669]

Entry filed under: 2003 - Ano dos "Blogues".

1º "POST" – A COLUNA INFAME – 15.10.2002 1979 – REVOLUÇÃO ISLÂMICA

2 comentários

  • 1. Martin Pawley  |  30 Novembro, 2003 às 7:15 pm

    Magnífica idea, esa de repasar a pequena historia da blogosfera! Seguireina con atención!

  • 2. vmar  |  30 Novembro, 2003 às 9:17 pm

    Bom começo. Fico a aguardar o próximo. Um grande abraço.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: