2003 – ANO DOS "BLOGUES" (I)
30 Novembro, 2003 at 6:55 pm 2 comentários
Os weblogs (contracção de web – “rede” – e log – “diário de bordo”) são páginas na Internet, regularmente actualizadas, com ligações a artigos noutras páginas da web, frequentemente com comentários. Os textos são, em regra, datados, sendo geralmente apresentados por ordem cronológica inversa, dos mais recentes para os mais antigos.
O primeiro weblog foi o primeiro website: http://info.cern.ch, o sítio construído em 1992 por Tim Berners-Lee (criador da HTML – linguagem que permite a navegação por hipertexto e que abriu a World Wide Web) no CERN, cujo conteúdo se encontra arquivado no World Wide Web Consortium.
Seguiu-se a página What’s New de NCSA, até que surgiu a página What’s New na Netscape, o “grande blogue” do período de 1993 a 1996. Deu-se então a “explosão” da Internet e, com ela, dos “blogues”.
Dave Winer, hoje considerado o pai dos “blogues”, criou o seu primeiro weblog em Fevereiro de 1996, como parte do website do “24 Hours of Democracy“; em Abril de 1996, iniciou uma news page, que se tornaria, em 1 de Abril de 1997, no Scripting News, um dos primeiros “blogues” de sempre e actualmente o mais antigo na Internet.
Outros weblogs percursores foram os de Robot Wisdom, Tomalak’s Realm e CamWorld.
Como assinalou António Granado (no “Público” de 23 de Junho deste ano), foi contudo preciso esperar ainda dois anos para que as coisas tomassem um rumo nunca antes esperado. A 23 de Agosto de 1999, foi criado o Blogger.com, uma ferramenta gratuita para criação de weblogs, que revolucionou a edição de textos na Web. Em 3 de Setembro de 2000, a Pyra criou o Blogspot.com, um “site” que aloja gratuitamente milhares de weblogs, em troca de anúncios colocados no topo das páginas. O sucesso foi tal que, em pouco mais de dois meses (a 7 de Novembro de 2000), o Blogspot viu nascer o seu 10.000º blog. No final de Junho, o Blogger anunciava ter mais de 1,5 milhões de utilizadores registados, ainda que muitos weblogs não tivessem mais do que alguns “posts”, ou tenham sido abandonados há muito.
[669]
Entry filed under: 2003 - Ano dos "Blogues".




1.
Martin Pawley | 30 Novembro, 2003 às 7:15 pm
Magnífica idea, esa de repasar a pequena historia da blogosfera! Seguireina con atención!
2.
vmar | 30 Novembro, 2003 às 9:17 pm
Bom começo. Fico a aguardar o próximo. Um grande abraço.