2003 – ANO DOS "BLOGUES" (0)

30 Novembro, 2003 at 6:30 pm 2 comentários

Escreveu Pacheco Pereira no “Público” (em 17 de Julho, a propósito do “Arquivo da Internet”, referindo que “A blogosfera devia ter um “depósito obrigatório” imediato”):

«Os blogues, enquanto formas individualizadas de expressão, originais e únicas, são uma voz imprescindível para se compreender o país em 2003. Eles expressam um mundo etário, social, comunicacional, cultural, político que, sendo uma continuação do mundo exterior, tem elementos “sui generis”».

2003 é portanto o ano da “definitiva” afirmação deste “fenómeno”, cujos “primeiros passos” haviam sido dados já, essencialmente, em 2002.

Ao longo do próximo mês, diariamente, apresentarei: por um lado, resumo de alguns dos principais passos da evolução registada por este “admirável mundo novo” e, por outro (cronologicamente, por ordem de “entrada em cena”), o “1º post” de alguns dos “blogues” que entretanto alcançaram maior reconhecimento – a “apresentação” de cada um deles, dizendo “ao que vinham”… “subsídio” para uma “pequena história” da blogosfera.

A começar, como “pontapé de saída”: a origem dos “blogues” no mundo, a par do texto de abertura daqueles que foram os primeiros grandes impulsionadores da “blogosfera nacional” – A Coluna Infame – “blogue” entretanto suspenso em Junho de 2003, mas “substituído” por três páginas individuais de cada um dos seus membros (Pedro Mexia, Pedro Lomba e João Pereira Coutinho) – será aliás com o último deles a regressar à “blogosfera” que se completará esta viagem, fechando-se então, a 31.12.2003, o ciclo que agora se abre.

P. S. No levantamento de textos que apresentarei até ao final do ano, socorri-me principalmente dos blogues de António Granado (Ponto Média) e Pedro Fonseca (Contra Factos e Argumentos) – particularmente no que respeita à “pré-história da blogosfera” -, sendo também de referência obrigatória o Blog Clipping (de Elisabete Barbosa) e Metablogue (inicialmente de Joaquim Paulo Nogueira e de João L. Nogueira).

[667]

Entry filed under: 2003 - Ano dos "Blogues".

SORTEIO DO EURO2004 1º "POST" – A COLUNA INFAME – 15.10.2002

2 comentários

  • 1. Adufe.pt  |  1 Dezembro, 2003 às 11:38 am

    No Natal quero um blogue

    O Leonel Vicente está a cumprir o prometido e na sua Memória Virtual iniciou o percurso pela já não tão breve História dos Blogues. Deixa-nos alguns factos e breves comentários que permitem sempre uma reflexão mais desapaixonada. A acompanhar……

  • 2. 100nada (pt)  |  2 Dezembro, 2003 às 12:58 am

    Memória virtualmente real

    O Leonel Vicente, da Memória Virtual está a elaborar uma ‘pequena história. da blogosfera’. Uma pequena história…uma enorme tarefa. Já começou….


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @2010MisterChip: Siete meses después de esto pagaron 20 millones de euros (por esa cantidad hoy en día no compras ni medio tobillo de Ne… 3 hours ago
  • RT @marcelvolei: Ontem foi uma noite especial. Fui nomeado para TREINADOR DO ANO do @SLBenfica. Ser lembrado já é muito bacana, agora é tor… 3 hours ago
  • RT @designagreatme: Camisola Stromp " Nós somos todos iguais"⬜️🟫 "Tão grandes como os maiores da Europa, tão dignos como todos os tons de… 4 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: