OUTRA ORDEM APARENTEMENTE OCIDENTAL (III)

26 Novembro, 2003 at 8:48 am

.Depois da iniciativa portuguesa começou a luta pelo domínio do mar, já que o usufruto das riquezas distantes dependeria do controlo do comércio marítimo.

Um exemplo desta competição foi, sem dúvida, a guerra entre a França de Napoleão e a Inglaterra de Jorge III. A clara diferença de mentalidades levou Napoleão a declarar o bloqueio continental à Inglaterra, tendo esta respondido com o bloqueio marítimo. A vitória acabou por caber aos ingleses e, a partir desta data e durante pouco mais de um século, Sua Majestade britânica .governou os mares. quase sem oposição.

Os impérios coloniais consolidaram-se. Os territórios ultramarinos acabaram por ser objecto de uma partilha entre as grandes potências europeias, nas conferências de Bruxelas, de 1876, e de Berlim, de 1884-85. Portugal foi muito prejudicado pelo facto de a ocupação efectiva prevalecer sobre os direitos de descoberta ou sobre os direitos históricos..

“Outra ordem aparentemente ocidental” (António Emílio Ferraz Sacchetti) . Notícias do Milénio

[645]

Entry filed under: Semana da História.

1975 – ACORDOS DE ALVOR ADOPÇÃO – "QUANDO TODOS FICAM A GANHAR"


Autor – Contacto

Destaques


Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade
União de Tomar - Recolha de dados históricosSporting de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.