ADOPÇÃO – "QUANDO TODOS FICAM A GANHAR"

26 Novembro, 2003 at 1:53 pm

Existem actualmente cerca de 16 mil menores internados em dezenas de instituições estatais ou de solidariedade social em Portugal.

Dezenas de psicólogos e técnicos ligados a colégios, orfanatos e institutos de reinserção social têm defendido a extinção dos grandes estabelecimentos de acolhimento de crianças em risco, muitas das quais funcionando como “depósitos de crianças”.

Das referidas 16 mil crianças, mais de metade poderia, em alternativa e de forma vantajosa para todos os intervenientes (crianças, pais de acolhimento, instituições envolvidas), beneficiar de apoio e inserção familiar.

O novo regime jurídico da Adopção, em vigor desde Setembro, permite reduzir a morosidade dos processos de adopção, de mais de 3 anos para apenas 18 meses, possibilitando que casais com mais de 25 anos de idade e quatro de casamento possam aspirar a adoptar uma criança.

Também a idade limite para a adopção foi alargada, passando de 50 para 60 anos.

Uma pessoa individual pode também, desde que tenha mais de 30 anos, candidatar-se a acolher uma criança.

E, muito importante, a adopção pode (deve…) ser também realizada por casais já com filhos!

Mas. deixemos falar quem sabe do assunto, aqui!

P. S. Entretanto, vejo que acaba de ser lançada uma campanha que é imperioso divulgar: “Adopte uma atitude – As crianças agradecem”.

[646]

Entry filed under: Sociedade.

OUTRA ORDEM APARENTEMENTE OCIDENTAL (III) RESOLUÇÕES DE ANO NOVO


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers gostam disto: