UNIÃO EUROPEIA – 1975

24 Novembro, 2003 at 8:07 am

Em Janeiro, em Reunião do conselho de governadores do comité interino do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington DC (EUA), é acordado aumentar a quota dos países membros, suprimir o preço oficial do ouro e atribuir aos direitos de saque especiais o lugar central no sistema monetário internacional.

Em Fevereiro, a Comunidade e os 46 países de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP) assinam em Lomé (Togo), uma convenção, conhecida como Lomé I, para substituir as Convenções de Yaundé.

A primeira reunião do Conselho Europeu realiza-se em Dublin (Irlanda) em Março.

O Conselho cria o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e um Comité de Política Regional.

O Conselho adopta uma unidade de conta europeia baseada num “cabaz” composto por moedas comunitárias.

Em Junho, a Grécia apresenta a sua candidatura oficial para se tornar país membro das Comunidades Europeias.

Em Dezembro, é tomada a decisão de eleição do Parlamento Europeu por sufrágio universal.

[633]

Entry filed under: História da União Europeia.

1975 – INVASÃO DE TIMOR OUTRA ORDEM APARENTEMENTE OCIDENTAL (I)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: