CATALUNHA (I)

24 Novembro, 2003 at 1:56 pm 1 comentário

Numa altura em que o .Plano Ibarretxe. . por via do qual o País Basco procura uma nova fórmula de articulação com a Espanha, reforçando a sua própria soberania . levanta grande polémica, as eleições na Catalunha vieram trazer maior complexidade à instável unidade espanhola.

À excepção do Partido Popular (partido no Governo Central), todos os restantes partidos principais reclamavam o reforço da autonomia Catalã, ou até mais que isso, em claro confronto com o poder central: (i) a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), com um projecto .radical., aspirando à independência; (ii) a Convergência e União (CiU), defendendo uma soberania partilhada, tendo por base o direito à auto-determinação; (iii) o Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC-PSOE), que pretende uma reforma autónoma em toda a Espanha, baseada numa ideia de federalismo plural.

Na sequência das recentes eleições na Catalunha, o reforço do peso eleitoral da ERC transforma-a no .fiel da balança. entre a CiU e o PSC-PSOE (com o maior número de votos, mas com menos lugares no parlamento do que a CiU), em complexas negociações a realizar até à tomada de posse do novo governo da Catalunha, a 18 de Dezembro, em que todas as combinações parecem estar em aberto.

P. S. Mais um agradecimento, ao A Verdade da Mentira.

[635]

Entry filed under: Internacional.

OUTRA ORDEM APARENTEMENTE OCIDENTAL (I) "SOLIDARIEDADE BLOGUEIRA"

1 Comentário

  • 1. Martin Pawley  |  24 Novembro, 2003 às 10:34 pm

    O que suceda en Catalunya será decisivo por diferentes razóns. O PSOE xógase moito: se acaba pactando con ERC, que sería o sensato pola súa parte, verá como nos próximos meses o PP o acusa de aliarse aos separatistas e de ponher en risco a unidade de España. Nun ambiente como o actual, no que os nacionalismos periféricos están sendo acosados de xeito sistemático desde o poder e os meios de comunicación afíns (é dicir, case todos), iso pode ser terrivelmente negativo para as aspiracións eleitorais do PSOE na próxima contenda do mes de marzo, na que elixiremos ao presidente do governo e os deputados das dúas cámaras. E non esquezamos que o PSOE parte, hoxe, cunha evidente desventaxa respeito ao PP, e conta cun candidato, Zapatero, ben pouco estimulante e rodeado de xente aínda menos interesante que el mesmo. Haberá que estar moi atentos.


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: