NOVOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – HUNGRIA (V)
21 Novembro, 2003 at 8:51 am 2 comentários
A República da Hungria localiza-se no centro-sul da Europa Central, tendo fronteiras com a Eslováquia, Eslovénia, Áustria, Croácia, Ucrânia, Sérvia e Roménia, sendo conhecida como terra dos Magiares (Magyar Köztársaság / República Magiar é o nome oficial do país). Tem uma área de 93 033 km2 (idêntica à portuguesa), com 29 000 km2 de floresta.
Sendo muitas vezes descrita como um país plano é, não obstante, rodeada pela cordilheira dos Cárpatos, pelos Alpes e pelos Alpes Denários. O Rio Danúbio atravessa o país de norte a sul, dividindo a capital em Buda e Peste. A sua grande planície é uma autêntica estepe, que recebe milhares de aves migratórias. É um país interior, que não dispõe de costa marítima.
A população total é de cerca de 10 milhões; as principais cidades são Budapeste (2 500 000 habitantes), Debrecen, no leste (220 000 habitantes), Miskolc, no nordeste (210 000 habitantes) e Pécs, no sul (185 000 habitantes).
Com a introdução do Cristianismo a música sacra do ocidente penetrou na Hungria, sobretudo com os cantos gregorianos e, posteriormente, com os corais da Reforma protestante. A música secular manteve-se sempre mais influenciada pelos estilos do leste europeu; pelos ciganos, vindos da Índia, que introduziram um estilo vocal próprio no séc. XV; pela harmonia oriental dos turcos, que ocuparam o país nos séc. XVI e XVII.
Durante os séculos XVII e XVIII, nas cortes principescas, havia companhias de ópera e orquestras com muitos músicos estrangeiros. De entre eles, destaca-se o nome de Joseph Haydn, que trabalhou durante trinta anos para uma família nobre de Budapeste.
No séc. XIX os compositores mais notáveis foram Franz Liszt e Ferenc Erkel (autor do Hino Nacional e também da primeira ópera húngara).
No âmbito literário, Zsigmond Möricz (1879-1942) é geralmente considerado o maior romancista húngaro: “Gold Nugget” (1910), “Butterfly” (1925), as trilogias históricas “Transylvania” (1935) e “Rósza Sandor” (1940) são as suas obras mais conhecidas.
Os principais recursos naturais são a bauxite e o gás natural. Destacam-se as indústrias mineira, metalúrgica, de materiais de construção, têxtil, química/farmacêutica e de motores automóveis. Na agricultura, destacam-se o trigo, milho, girassol, batatas e gado.
A fechar esta breve .viagem. pela Hungria, alguns dados estatísticos de carácter sócio-económico: PIB .per capita., 5 100 dólares; Taxa de inflação, 5,3 %; Taxa de desemprego, 5,8 %; número de automóveis por 100 habitantes, 31; número de telemóveis por 100 habitantes, 50; número de utilizadores de Internet por 100 habitantes, 15.
[622]
Entry filed under: Novos países União Europeia.




1.
ANALUCIAMERARI | 21 Novembro, 2003 às 4:02 pm
EU VEJO FLORES EM VOCÊ….
OI!!! COMO VAI??
QUE FELICIDADE SABER QUE NUM MUNDO TÃO FRENÉTICO HÁ PESSOAS TENTENDO FORMAR UM ELO ENTRE SI,ACHO QUE BLOG É ISTO TAMBÉM É AQUELA ESPIADINHA QUE PODEMOS DAR EM OUTRO MUNDO,EM OUTRA CULTURA ETC…
SEMPRE VEJO O SEU BLOG E DOS SEUS AMIGOS TAMBÉM ESTÁ ÓTIMO O TEMPLATES E TODAS AS NOVIDADES.
COMO ESTOU “INICIANDO” GOSTARIA DE DICAS DE COMO DIVULGAR O MEU BLOG.ESSE MÊS TIREI MUITAS FOTOS DA MINHA CIDADE E MOSTRANDO UM POUCO COMO É O COTIDIANO DE UMA LATINOAMERICANA,ESTOU EM UM PROJETO SOBRE AS EMBARCAÇÕES DE SÃO LUÍS E AINDA ESSE MÊS POSTAREI AS FOTOS…MINHA CIDADE NA VERDADE É UMA ILHA BEM DE FRENTE PARA O OCEANO ATLÂNTICO!
VOU ADORAR RECEBER SUA VISITA E DE TODOS OS QUE ESTIVEREM LENDO ESSA MENSAGEM.
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES…
“AS FLORES SÃO BEIJOS DOS ANJOS DOS CÉUS.”
ACESSE E COMENTE.CLIQUE EM:
“COMMENTS”
NOSSA AQUI EM SÃO LUÍS ES´TA FAZENDO HOJE 32º DE PURO CALOR DÁ VONTADE DE ANDAR SEM ROUPA.
tenha uma semana de paz.
2.
Jack | 21 Novembro, 2003 às 7:46 pm
MANIFESTO CONTRA O ASSASSÍNIO DA MEMÓRIA…
Quero aqui lavrar o meu mais veemente protesto e repudia, contra a estação de televisão SIC, em particular aos seus canais SICGold e SICRadical.
Desde o primeiro dia de emissão destes canais, em especial do SICGold, que eu me sinto lesado pela forma impiedosa e cruel, com que este canal destruiu, sem misericórdia, parte da minha memória televisiva, enquanto adolescente.
Por essa razão, resolvi escrever este manifesto, o qual irei entregar posteriormente às autoridades competentes.
É triste, demasiado triste para mim, ver ceifadas assim, as minhas memórias.
Foi um soco difícil de encaixar, constatar por exemplo, que as peripécias passadas a bordo do .Barco do amor. , não são afinal, passadas a bordo de nada. Pior, foi finalmente descobrir que no .Caminho das estrelas., tudo é falso: as portas que se abrem sozinhas, as armas futuristas, os intercomunicadores, a nave, as orelhas do Spock… falso, tudo falso!
O golpe matreiro e certeiro que me deixou sem reacção, foi dado no dia em que dei conta que o magnifico rancho de .Dallas. , é afinal um mísero estúdio mal iluminado.
Com tudo isto, pretendo e exijo mesmo, o encerramento célere destes malévolos canais, que brincam de forma suja com as memórias das pessoas.
Faço um último apelo, a quem tem poder para tal, caros senhores, usem o bom senso e deixem as memórias repousar pacificamente, no único local certo para elas: dentro das nossas cabeças.