UNIÃO EUROPEIA – 1972
Em 22 de Janeiro, são assinados pela Dinamarca, Irlanda, Noruega e Reino Unido os Tratados de Adesão às Comunidades Europeias.
Em Março, o Presidente da Comissão (Franco Maria Malfatti) resigna, sendo substituído pelo vice-presidente Sicco Mansholt.
O Conselho adopta uma resolução, com base num resumo geral apresentado pela Comissão, sobre as condições para a realização da primeira fase da União Económica e Monetária.
É criado o mecanismo da “serpente” monetária: os .Seis. concordam em limitar a margem de flutuação entre as suas divisas para 2,25%.
Na sequência da votação negativa do referendo, o governo norueguês declara que a Noruega não submeterá ao Parlamento o projecto de lei de ratificação da adesão.
Na Cimeira de Paris, em Outubro, os Chefes de Estado e de Governo definem novos domínios de acção comunitária (referentes às políticas regional, ambiental, social, energética e industrial) e reafirmam que o ano de 1980 constitui o prazo final para a realização da União Económica e Monetária.
[602]
Entry filed under: História da União Europeia.



