NOVOS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – HUNGRIA (II)

18 Novembro, 2003 at 8:03 am

Os débeis monarcas que se seguiram ao Rei Matias viriam a perder as conquistas que havia feito. Em 1526, dá-se a batalha de Mohács, em que o exército turco, de 80 000 soldados, mostrando grande superioridade, derrotou as tropas locais. O país perdeu parte importante do seu território para os turco-otomanos.

Até 1686, foi desmembrada em 3 partes: a zona central (território conquistado) foi invadida pelos turcos; a Hungria real, para cujo trono foi eleito Fernando de Habsburgo; e, na zona oriental, o Principado da Transilvânia. A Hungria converteu-se na zona de enfrentamento de duas culturas, a cristã europeia e a muçulmana turca. As fronteiras da zona central variavam constantemente.

O Principado da Transilvânia viu-se obrigado a procurar um difícil equilíbrio entre os Impérios dos Habsburgo e Otomano, tendo sempre por objectivo unir as forças da parte ocidental e oriental para expulsar os turcos e reunificar o país.

No início dos anos de 1600, o Império Otomano mostrava-se incapaz de aumentar os seus territórios europeus, tendo fracassado o ataque turco contra Viena em 1683.

Por iniciativa do Papa Inocêncio XI, o Império dos Habsburgo, a Polónia e Veneza criaram a Santa Aliança que, em 1686, libertaria Buda do domínio turco; até final do século, os turcos seriam expulsos de todo o território húngaro.

No entanto, a Hungria seria então anexada ao Império Austríaco dos Habsburgo. O despotismo imperial provocou grande resistência, culminando numa luta pela independência, de 1703 a 1711. Embora sem conseguir obter a sua independência, as leis de 1714-15 asseguraram a autonomia constitucional da Hungria.

Entre 1832 e 1848, nas Assembleias Nacionais da Reforma, a oposição defendia uma Hungria livre da tutela de Viena. A Hungria e a Transilvânia, até então tratadas como unidades separadas, nomearam um governo comum, com sede em Budapeste; apenas a figura do monarca estabelecia a relação entre o país e o Império dos Habsburgo.

[603]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

UNIÃO EUROPEIA – 1972 75 ANOS DO RATO MICKEY


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: