ESTÁDIO DO "DRAGÃO"
É inaugurada hoje mais uma imponente obra de engenharia, mais um Estádio para o Século XXI, o “Estádio do Dragão”, moderna “casa” do F. C. Porto, que receberá o jogo inaugural do EURO 2004.
À semelhança do ocorrido a propósito das inaugurações do Estádio de Alvalade (XXI) e do novo Estádio da Luz, impõe-se a celebração desta data, mais um exemplo da capacidade de (bem) fazer dos portugueses!
O F. C. Porto é, hoje por hoje, uma das grandes equipas mundiais, não sendo numerosa a concorrência internacional que a possa bater (e, a nível nacional, praticamente inexistente, dada a forma como estrutura, planeia e desenvolve a sua época).
Não obstante, subsiste a ideia de que os sucessos do F. C. Porto têm sido de alguma forma “diminuídos” pela atitude “bairrista” adoptada pelos seus responsáveis ao longo dos últimos anos; o F. C. Porto (os seus adeptos, jogadores, treinadores e dirigentes) deverá adoptar uma estatura condizente com os êxitos desportivos que tem alcançado; deverá “aprender a saber ganhar”: colocar-se num outro patamar, ao nível que, por direito próprio, lhe corresponde (o de ex-campeão europeu e mundial e actual detentor da Taça UEFA) e abandonar, de uma vez por todas, o complexo de “Calimero” (a permanente atitude de guerrilha do “nós” contra o “resto do mundo”, de que constitui mais um exemplo a infeliz “rábula dos convites” para a inauguração – que pode ter sido apropriada numa determinada fase da vida do clube, no início dos anos 80, mas me parece desajustada na actualidade).
Este novo Estádio pode proporcionar mais um contributo para essa “mudança de mentalidade”. Que o F. C. Porto tenha (essencialmente nos jogos internacionais…) dias de grande felicidade na “nova casa”!
P. S. Parabéns pelo espectáculo esplendoroso de inauguração do Estádio. Parabéns ao Sr. Antero Henriques que o idealizou e tornou possível as “mágicas” actuações de Luís de Matos e Pedro Burmester, também com a animação da música dos Quinta do Bill, uma das melhores bandas portuguesas, originária de Tomar. Portugal estava a precisar de momentos assim (depois das inaugurações dos Estádios de Guimarães, Alvalade, Luz, Coimbra e, ontem, em Aveiro), para elevar a sua confiança e auto-estima.
P. S. 2 – Parabéns ao F. C. Porto pela vitória sobre o Barcelona, por 2-0!
[596]



