OUTRA ORDEM APARENTEMENTE OCIDENTAL (II)
.Na transição da Idade Moderna para a Contemporânea, do século XVIII para o XIX, apareceu a noção de Estado e de Estado imperial. Os conceitos de soberania e de fronteira passaram a ter maior importância tanto na Europa como na demarcação dos impérios coloniais. Rapidamente, das guerras entre povos levadas a cabo por grandes exércitos passou-se às guerras entre estados, e entre alianças que eram, na realidade, constituídas para somar exércitos.
Por fim, o século XX ficará marcado pelo aparecimento da geopolítica, pelo confronto de ideologias e pelo mau emprego que estas fizeram das teorias geopolíticas, pelas guerras que foram grandes e mundiais, e pelo fim de todos os impérios.
.
Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia e estabeleceu a ligação entre a Europa e outras civilizações avançadas do mundo. Álvares Cabral e seus marinheiros, exactamente a meio do milénio, foram os primeiros homens a tocar em quatro continentes, na mesma viagem (Europa, América, África e Ásia). D. Francisco de Almeida foi o responsável pelo primeiro governo europeu permanente fora da Europa.
Estava dado o primeiro passo para a globalização e foi criado um império diferente, baseado não na conquista territorial, como o espanhol, mas no poder marítimo e no comércio..
“Outra ordem aparentemente ocidental” (António Emílio Ferraz Sacchetti) . Notícias do Milénio
[639]
Entry filed under: Semana da História.



