MÚSICA CLÁSSICA (I)
O .Tema Livre. deste mês é a música clássica: ao longo desta semana, farei uma rápida viagem pela .história., apoiando-me na obra .Música Clássica., de John Stanley.
A expressão .música clássica. refere-se a uma tradição musical ocidental que vai desde cerca de 1100 até à data, com natural evolução ao longo dos séculos.
No período medieval, os monges foram os primeiros .compositores., tendo por objectivo a glorificação de Deus, nomeadamente no contexto de mosteiros, que se tornaram os primeiros .grandes centros musicais., de que é exemplo o de Cluny no século XI.
A sua forma de expressão era o .cantochão., usado nos serviços religiosos, visando principalmente transmitir as palavras dos textos sagrados.
Para além da igreja, os trovadores franceses do século XII começaram a procurar uma forma diferente de música (secular), para rivalizar com a litúrgica, nascendo uma nova forma de arte.
Não obstante, os principais compositores continuaram, durante muito tempo, a combinar as funções de homens da igreja e de músicos, muitas vezes como cantores de capela ou catedral, ao mesmo tempo que começavam a servir nas cortes, escrevendo, em paralelo, música .sacra. e música .profana..
Com a Renascença, a cultura deslocou-se dos mosteiros do norte de França, para as cidades-estado italianas, passando a música a depender sobretudo de mecenas, como os vários príncipes de duques, apesar de a música estar ainda, em larga medida, centrada na religião.
Nestas fases, alguns dos principais compositores foram: a abadessa Hildegarda de Bingen (1098-1178); o máximo representante do movimento da .Ars Nova., Guillaume de Machaut (c. 1300-1377); o mais proeminente compositor franco-flamengo do século XV, Guillaume Dufay (c. 1400-1474); a figura central do período do início da Renascença, Josquin Desprez (c. 1440-1497); o grande compositor de música sacra (.Missas.), Giovanni Pierluigi da Palestrina (c. 1525-1594).
[565]
Entry filed under: Tema livre.



