A VIAGEM DE VASCO DA GAMA (III)

30 Setembro, 2004 at 6:05 pm

A 25 de Dezembro, passou ao largo da costa sul africana, atribuindo à região o nome de Natal, chegando à ilha de Moçambique a 1 de Março de 1498. Chegaria à cidade de Mombaça, no Quénia, a 7 de Abril.

A armada ancorou em Melinde em 14 de Abril, tendo-se o rei desta povoação mostrado amigável, disponibilizando um piloto indiano, que orientou a armada no rumo da Índia. A 18 de Maio, foi avistada a costa do Malabar; dois dias depois, a 20 de Maio de 1498, Vasco da Gama ancorava ao largo de Calecut, no termo de uma expedição que tinha por objectivo encontrar “cristãos e especiarias”.

Em 30 de Agosto de 1498, Vasco da Gama rumou a norte, tendo explorado uma parte da costa da Índia, chegando, em 19 de Setembro, à ilha de Angediva, ao sul de Goa, onde se preparou para a viagem de regresso à Europa.

A 5 de Outubro de 1498, a sua armada iniciou uma muito penosa travessia do Índico, dado não ser essa a época indicada para tal viagem. A São Rafael, incapaz de navegar, seria incendiada, embarcando Paulo da Gama na São Gabriel.

[1753]

Entry filed under: Da Vinci. Tags: .

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR "BLOGGERS PROFISSIONAIS"?


Autor – Contacto

Destaques

Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2004
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @HemerotecaRMCF: Gracias al archivo de @ArchivoRTVE podemos ver joyas como estas: imágenes de los exteriores y el estadio de Chamartín,… 8 hours ago
  • RT @carlos_mcastro: Um Chefe de Estado que não está à altura de saber dignificar os melhores dos melhores. Trump passará, o exemplo de McC… 21 hours ago
  • RT @susanafrexes: Que é como quem avisa que short extension é até 23 de maio. E long extension são bem mais de três meses. É como quem avis… 1 day ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: