"QUEM NOS LÊ?"

21 Setembro, 2004 at 3:00 pm 5 comentários

Ainda a propósito do “prazer de ser lido”, uma questão que, a espaços, nos colocamos, é a de “Quem nos lê?”.

Para além dos “visitantes fiéis”, com regularidade diária (no essencial, alguns “amigos virtuais”, colegas bloguistas com os quais fui gerando “maior cumplicidade”), há outras visitas mais ou menos irregulares, que surgem “de tempos a tempos” (com maior ou menor periodicidade), parecendo querer perscrutar qual o rumo que o “blogue” tem vindo a trilhar.

Depois, bastantes visitantes que chegam “via Google” – os quais, muitas vezes lamento decepcionar, dado que são induzidos em erro pelas buscas que os conduzem a uma página que pouco tem a ver com o que buscavam…

Mas também visitantes “ocasionais”, que aparecendo pela primeira vez (?), deixam os seus comentários em textos por vezes já bastante antigos.

De qualquer forma, uma grande variedade neste “leitorado”, que me é impossível quantificar (é-me difícil estimar qual a periodicidade com que alguns “leitores habituais” me visitam: de dois em dois dias? de três em três dias? semanalmente?).

E, muitas vezes, um “leitorado silencioso”, que não vence a inércia necessária para “passar à acção” e inscrever comentários aos textos que vou apresentando.

Mas, na verdade, quem são estes “leitores”? O que os faz passar por aqui… e regressar? O que retêm destas visitas mais ou menos passageiras ou efémeras?

Para uma média diária que se aproxima dos 100 visitantes – segundo o Sitemeter, uma vez que as estatísticas do weblog.com.pt apontam para números muito superiores, mesmo acima dos 1 000 visitantes diários (!?) – pode depreender-se que a “audiência global” (as pessoas que conhecem a existência do “blogue” e que terão uma ideia mínima sobre a sua linha de orientação) será de 500 pessoas? 1 000 pessoas?… (o número de “blogues” que “linkam” o Memória Virtual aproxima-se de cerca de duas centenas).

O que me remete para outra questão, que me coloco algumas vezes: Alguém terá uma noção aproximada da “audiência global da blogosfera”? Qual a dimensão do “leitorado” para além dos “leitores-bloggers”?

[1738]

Entry filed under: Pessoal.

"A PRIMEIRA VITÓRIA DA BLOGOSFERA ESPANHOLA" VASCO DA GAMA (II)

5 comentários

  • 1. catarina  |  21 Setembro, 2004 às 3:45 pm

    Só posso responder por mim, que estou sempre aqui dependurada. 🙂 Beijinho.

  • 2. cachucho  |  21 Setembro, 2004 às 4:58 pm

    Eu faço parte da maioria silenciosa.
    De todas as maneiras também eu faço as mesmas perguntas que tu.
    Principalmente outra pergunta me ocorreu À 2 dias. Que idade pensam que nós temos?
    Eu por exemplo não fazia ideia da idade de muita gente aqui da blogosfera. E pelo que vi no jantar do zecatelhado, as que foram aos jantar já não são propriamente adolescentes. Por isso me pergunto a mim mesmo, que idade me darão? 🙂

  • 3. vmar  |  21 Setembro, 2004 às 9:48 pm

    Penso que não há, actualmente, dados rigorosos para as questões levantadas pelo Leonel, o que seria muito interessante. Penso que mesmo que se obtivessem alguns daos mais precisos, estes poderiam não representar toda a blogosfera, e sim sectores ou mesmo determinados blogs.
    Quanto às idades – o jantar dá uma ideia muito precisa – mas até que ponto ele representa a blogosfera? A franja que lá esteve, e na verdade foram muitos, são uma gota em todo o panorama nacional. Contudo talvez não ande muito longe da verdade as idades que aí -no jantar- se fizeram representar.

  • 4. Mocho  |  22 Setembro, 2004 às 10:00 am

    No meu caso é simples: quando leio, não falo.

    Venho pelo simples prazer de ler e aprender.

  • 5. carlos a.a.  |  22 Setembro, 2004 às 4:49 pm

    Sim, Leonel, sou leitor diário da Memória Virtual, mas não sou dos que deixo comentários nos meus preferidos, tirando um caso ou outro. É que conforme a lista de preferidos vai aumentando vamos ficando com cada vez menos tempo e, aí temos de optar, ler menos e comentar mais ou vice-versa.
    Quanto a sabermos qual a dimensão dos leitores será muito difícil: como já disseste pelo Weblog, o único serviço que publica estatísticas diárias, não se consegue. Ninguém compreende como se ghega àqueles números (falo por mim); por outro lado as listagens do sitemeter também não serão fiáveis pois não são incapazes de caçar todas as visitas.
    No Ideias Soltas uso o sitemeter e o netcode e, francamente, o segundo é um contador muito mais fiável que o primeiro, mas é limitado no que concerne às referências dos visitantes – só dá os últimos 20.
    Bom, e assim vamos indo.

    Abraço


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2004
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @CurtaVermelha: Os jornalistas continuam a enganar se e a dar o nome de "conferência de imprensa" a estas coisas que o Lage faz. Conferê… 1 hour ago
  • RT @alex_slwk: Mdr le LOSC jouait encore le maintien en mai 2018 et aujourd’hui on signe Renato Sanches du Bayern en claquant 90 millions d… 1 hour ago
  • RT @tomasrdacunha: Fernando Torres entra em campo pela última vez. Esta é a despedida de Iniesta. "Cuando volviste a tu casa, al Atlético,… 4 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: