ATENAS (III)

17 Setembro, 2004 at 8:35 am 1 comentário

A Acrópole, no topo da colina, permitindo uma soberba vista de toda a cidade, domina Atenas há mais de 2000 anos, integrando desde o monumental Pártenon ao Erectéion. Foi construída por determinação de Péricles em meados do século V A.C., visando traduzir a hegemonia política e social de Atenas.

Compreende três templos e uma monumental entrada, tendo sido ainda construídos, mais tarde, o Teatro de Dioníso, na encosta sul (no século IV A.C.) e o Teatro de Herodes Ático (no século II D.C.) – estes locais de espectáculos, entretanto sujeitos a restauro, recebem, ainda hoje, manifestações culturais!

A fabulosa entrada no complexo faz-se através do Propileu, construído cerca de 435 A.C., tendo imediatamente à direita (e ainda antes de se atravessar o Propileu) o Templo de Atena Nike (“Vitória”), datado de cerca de 420 A.C., construído para comemorar a vitória dos Atenienses sobre os Persas.

Segue-se o Erectéion (cerca de 410 A.C.), em que se destaca, no lado sul, o Pórtico das Cariátides, estátuas de mulheres que desempenham o papel das colunas, sendo que as estátuas originais se encontram no Museu da Acrópole, tendo sido substituídas por cópias. Junto a este templo, existe uma oliveira, no mesmo local em que Atena plantou a sua primeira árvore, resultado da sua disputa com Poseídon.

O complexo culmina com o monumental Pártenon, ex-libris da cidade de Atenas, um dos monumentos mais famosos do mundo, um grandioso templo, com 70 metros de comprimento e 30 metros de largura, infelizmente em estado de ruínas. No seu período áureo, acolheu a imponente estátua de Atena, de Fídias, com 12 metros de altura.

Há 1 ano no Memória Virtual – Responsabilidade solidária pelo bem comum

P. S. Parabéns ao Carlos, por um ano de “Ideias soltas“. Votos de boa continuação no segundo ano!

[1724]

Entry filed under: Sociedade.

CAMPEONATO DA EUROPA DE HÓQUEI EM PATINS – 1/4 FINAL "LINKS ÚTEIS / VOCABULÁRIO GREGO BÁSICO"

1 Comentário

  • 1. gdnzfg  |  26 Dezembro, 2004 às 4:04 pm

    eu queri saber a orden arquitectonica do templo atena nike


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2004
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

  • RT @ConstancaSa: E a comunicação social, Paulo, tira as devidas consequências? Ou ele são todos iguais e nós somos os arautos dos boas prát… 5 hours ago
  • RT @MundoMaldini: Justo triunfo del Valencia. Por muchas cosas. Sobre todo premio a la paciencia por aguantar a Marcelino en el momento crí… 5 hours ago
  • RT @pedro_sales: @jcaetanodias errado. dois para sporting, um para benfica e hipótese de um destes clubes vencer ainda a supertaça 2018/19. 5 hours ago

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: