MITOLOGIA GRECO-ROMANA (V)
10 Setembro, 2004 at 12:38 pm 1 comentário
Hermes (Mercúrio), divindade de tudo o que exigisse habilidade e astúcia, mensageiro de Zeus, de quem era filho, resultante da sua relação com Maia, ficou conhecido como deus dos comerciantes e dos viajantes… mas também dos ladrões. Voava com a rapidez de um raio, com as suas sandálias e chapéu alados.
Deméter (Ceres) – filha de Cronos e de Réia, deusa da agricultura, das colheitas e da fertilidade, nomeadamente dos cereais (era a deusa da cabeça de cavalo, na sequência do disfarce de égua que adoptara para escapar às investidas de Poséidon), encarnando o ciclo da vegetação, ensinou os homens a arte de cultivar a terra.
Poséidon (Neptuno), deus das águas e dos mares, era também (tal como Zeus e Hades) filho de Cronos; da partilha do mundo entre os três irmãos, caberia a Zeus ser o deus supremo, e a Hades (Plutão, para os Romanos), ser o deus dos mortos ou dos infernos, enquanto que a Poséidon coube o reino das águas, com um palácio de ouro situado no fundo do Mar Egeu, tendo por arma o tridente, o qual utilizava para provocar tempestades, maremotos e terramotos, como forma de punição dos homens, tendo também o poder de acalmar a fúria das águas. Tendo por esposa Anfitrite, seria o pai de Pégaso, o cavalo alado gerado por Medusa. O seu lugar de culto mais importante era o istmo de Corinto, onde, em sua honra, se disputaram os Jogos Ístmicos.
Dionísio, deus da natureza, em particular, deus do vinho (Baco, para os Romanos) e da vegetação, é considerado como o pai do teatro, sendo organizados festivais em sua homenagem (Bacanais ou festas de Baco), que degenerariam, no tempo dos Romanos, em excessos sexuais. Era filho de Zeus e de Semele (uma mortal), nascido da coxa de Hefesto (onde completou a sua gestação), que o resgatara do ventre da mãe quando ela morreu, vítima de incêndio no palácio onde vivia. Decidiu aproveitar a sua descoberta da produção do vinho a partir das uvas para ser aceite como deus. Teve apenas dois amores: Afrodite (de quem tece o filho Príapo) e Ariadne.
Sobre a mitologia greco-romana, a visitar, esta página.
[1707]
Entry filed under: Sociedade.




1.
alex_kid_14 | 6 Janeiro, 2005 às 9:23 pm
exelente blog eu adoro mitologia