JOGOS OLÍMPICOS – 2004 – ATENAS (IV)

1 Setembro, 2004 at 8:30 am

Centro Olímpico Atenas

Passando aos aspectos mais positivos, Portugal obteve na presente edição dos Jogos Olímpicos (da XXVIII Olimpíada), o melhor conjunto de resultados de sempre; apenas em 1984, Portugal conseguira alcançar 3 medalhas, então uma de ouro (Carlos Lopes, na Maratona) e duas de bronze (António Leitão, nos 5 000 metros, e Rosa Mota, na Maratona).

Para além das 3 medalhas (duas de prata, por Francis Obikwelu e Sérgio Paulinho e uma de bronze, por Rui Silva), os participantes portugueses alcançaram mais 10 classificações até ao 8º lugar, em 6 modalidades.

Em termos comparativos – e tendo em atenção uma classificação elaborada com base numa tabela de pontuação que atribui de 8 pontos ao vencedor até 1 ponto ao 8º classificado – Portugal obteve 44 pontos (resultando de dois 2º, um 3º, dois 5º, dois 6º, quatro 7º e dois 8º lugares) – ultrapassando pela primeira vez os 40 pontos -, face a apenas 30 pontos em Sidney, em 2000 (duas medalhas e seis classificações até ao 8º lugar); em 1996, em Atlanta, Portugal alcançara 35 pontos (duas medalhas e 7 classificações até à 8ª posição).

Começando pelos mais jovens, Vanessa Fernandes, Emanuel Silva e Nuno Merino.

Vanessa Fernandes (filha do grande campeão ciclista, exemplo ímpar de longevidade competitiva, Venceslau Fernandes), apenas com 18 anos, concluiu a prova do Triatlo no 8º lugar, depois de ser 5ª na prova de corrida; faltou-lhe um melhor desempenho na prova de bicicleta (em que se “limitou” a integrar o “pelotão”) para poder chegar mais longe.

Emanuel Silva, também de 18 anos, atingiu o 7º lugar na prova de K1000 (Canoagem), num excelente desempenho, premiado com a outorga do papel de porta-estandarte português na cerimónia de encerramento.

Nuno Merino, jovem ginasta tomarense, de 24 anos, foi 6º classificado na prova de Trampolim.

Fora dos 8 primeiros, mas também uma jovem de grande potencial é a atleta Naide Gomes, de origem são-tomense (Heptatlo), também com 24 anos, já este ano campeã mundial em pista coberta.

Para estes jovens, em “início de carreira”, os Jogos “a sério” serão os de Pequim, em 2008, implicando os necessários apoios à sua progressão, mas sem a pressão da “obrigação” de conquista de medalhas, que ninguém nunca, em nenhuma modalidade, pode antecipadamente garantir.

Há 1 ano no Memória Virtual – Carlos Lopes

[1672]

Entry filed under: Jogos Olímpicos. Tags: .

A ARTE DE VAN GOGH (II) JOGOS OLÍMPICOS – 2004 – ATENAS (V)


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Setembro 2004
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Eleições EUA 2008

Twitter

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: