PRÉMIO RAINHA SOFIA PARA… SOPHIA
A Rainha Sofia de Espanha entrega hoje a Miguel Sousa Tavares (em representação de sua mãe, Sophia de Mello Breyner Andresen) o mais importante prémio da literatura ibero-americana, o Prémio de Poesia Rainha Sofia, com o qual a poetisa portuguesa, de 83 anos (que não se desloca a Madrid, dado encontrar-se doente), foi distinguida, de entre um lote de 76 candidatos, propostos por instituições académicas, universitárias e culturais de países latino-americanos e dos EUA, por selecção do Património Nacional de Espanha e da Universidade de Salamanca.
Sophia de Mello Breyner fora também já premiada com a maior distinção de língua portuguesa, o Prémio Camões (1999), assim como com o Prémio Fernando Pessoa, o Prémio Teixeira de Pascoaes (com “O Nome das Coisas”), o Prémio da Crítica do Centro Português da Associação de Críticos Literários (com “Navegações”), o Prémio D. Dinis (com “Ilhas”), o Grande Prémio de Poesia Pen Clube, o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores e o Grande Prémio Calouste Gulbenkian da Literatura para Crianças.
Durante a próxima semana, apresentarei, na secção “Livro do Mês”, extractos de poesia daquela que é uma das figuras máximas do género, no último século, em Portugal.
P. S. Mais agradecimentos, ao Terras do Nunca (uma referência obrigatória diária, desde o “primeiro dia”) e ao Cris Dias, do outro lado do Atlântico.
[486]
Entry filed under: Cultura, Artes e Letras.