EXALTAÇÃO E VIOLÊNCIA NA PROCURA DE NOVAS TERRAS (I)
27 Outubro, 2003 at 1:58 pm 1 comentário
Na sequência do que venho apresentando em meses anteriores, inicia-se hoje mais uma “Semana da História”, com excertos de texto publicado na edição “Notícias do Milénio”, com a designação “Exaltação e violência na procura de novas terras”, tratando da temática das descobertas portuguesas.
.Foi em 1415 que tudo se precipitou. Portugal galgava para além do oceano e instalava tropas em Ceuta, no Norte de Marrocos, na passagem entre o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico. Iniciava-se uma política de conquista. Que a muitos serviria.
Pouco depois, em 1419, redescobria-se o arquipélago da Madeira. E alguns anos depois verificava-se que dele se podiam tirar bons proveitos.
E o mesmo irá acontecer a partir de 1427 com as novamente descobertas ilhas dos Açores. Ilhas sem gente, que era preciso ocupar e aproveitar. É agora uma política de fixação. A que se vai juntar uma política de transporte quando, a partir de 1434, se avança para o reconhecimento da costa africana a sul do Sara, que de todo se desconhecia. E onde se trocarão mercadorias, em especial o ouro que o interior do continente fornece..
“Exaltação e violência na procura de novas terras” (Joaquim Romero Magalhães) . Notícias do Milénio
P. S. O Bloguítica Nacional e o Bloguítica Internacional juntaram-se no… Bloguítica!
[481]
Entry filed under: Semana da História.




1.
Paulo Albuquerque | 27 Outubro, 2003 às 2:11 pm
Meu amigo, seu Blog é um dos pouquíssimos Blogs em língua portuguesa que não fala de cultura inútil!
Meus parabéns!
http://pauloalbuquerque.weblogger.com.br
http://www.kombato.com