FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA – ESTÓNIA (V)

24 Outubro, 2003 at 8:54 am

A Estónia (em estónio Eesti), com uma superfície de 45 227 km2, localiza-se na costa oriental do Mar Báltico, compondo com a Letónia e a Lituânia o trio de repúblicas da região do Báltico. É o mais setentrional e mais ocidental na Europa do Norte e, também, o mais fronteiriço, cruzamento das fronteiras da Europa do Norte e Central e das da Europa do Leste e Central; fronteiras ao mesmo tempo geográficas, culturais, linguísticas, e históricas.

É um país plano, com baixas elevações que raramente excedem os 100 metros acima do nível do mar. O monte Suur Munamägi, no Sudeste do país, atinge 318 metros, sendo o ponto mais alto não só da Estónia mas de todos os países Bálticos. A Estónia é uma terra verde, coberta em cerca de metade do seu território por florestas (20 000 km2).

Compreende mais de 1 500 ilhas (sendo as maiores as de Saaremaa, Hiiumaa, Muhu e Vormsi), assim como grandes lagos fronteiriços com a Rússia, (Lago Peipsi, Lago Pihkva e o Võrtsjärv). A extensão da costa marítima é de 3 794 km, a fronteira terrestre é de 633 km.

A capital é Tallinn (400 000 habitantes); as restantes cidades principais são Tartu (100 000 habitantes), Narva (70 000), Kohtla-Järve (50 000) e Pärnu (50 000 habitantes),

A população da Estónia é de cerca de 1,4 milhão de pessoas, 70% das quais vivendo nas cidades; cerca de 68 % estónios, 26 % de russos, existindo ainda pequenas comunidades de ucranianos, bielorussos e finlandeses. A densidade populacional era de 30 pessoas por km².

A língua oficial é o estónio, pertencente à família finno-úgrica, próxima do finlandês.

Desde o movimento da Reforma no século XVI, a tendência religiosa predominante é a luterana; há também activas comunidades ortodoxa grega, ortodoxa russa, baptista, metodista e católica romana.

A fechar esta breve .viagem. pela Estónia, alguns dados estatísticos de carácter sócio-económico: PIB .per capita., 5 082 euros; Taxa de inflação, 3,6 %; Taxa de desemprego, 6,1 %; número de automóveis por 100 habitantes, 30; número de telemóveis por 100 habitantes, 65; número de utilizadores de Internet por 100 habitantes, 32.

[458]

Entry filed under: Novos países União Europeia.

1956 – MOVIMENTOS DE LIBERTAÇÃO CARLOS SOUSA – CAMPEÃO DO MUNDO


Autor – Contacto

Destaques

Benfica - Quadro global de resultados - Printscreen Tableau
Literatura de Viagens e os Descobrimentos Tomar - História e Actualidade União de Tomar - Recolha de dados históricos

Calendário

Arquivos

Pulsar dos Diários Virtuais

O Pulsar dos Diários Virtuais em Portugal

O que é a memória?

Memória - TagCloud

Jogos Olímpicos

Categorias

Notas importantes

1. Este “blogue" tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular páginas na Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de comunicação social, que nem sempre será viável citar ou referenciar.

Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo o favor de me contactar via e-mail (ver no topo desta coluna), na sequência do que procederei à sua imediata remoção.

2. Os comentários expressos neste "blogue" vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste "blogue", pelo que publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo.

Reservo-me também o direito de eliminar comentários que possa considerar difamatórios, ofensivos, caluniosos ou prejudiciais a terceiros; textos de carácter promocional poderão ser também excluídos.


%d bloggers like this: